Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Grandes Disputas na China Pela Privatização

25 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Gabriel Wildau do Financial Times de Xangai publica um artigo informando que as autoridades chinesas divulgaram a intenção de promover a privatização de empresas estatais chaves, estimulando as esperanças dos que esperam reformas agressivas na China.

clip_image002

Cartaz questionando a dimensão das empresas estatais da China

Ainda que a China venha estimulando as empresas privadas desde Deng Xiaping, todos sabem da importância das estatais chinesas, contando com cerca de 150 mil delas, acomodando muitas importantes figuras políticas daquele país, empregando mais de 35 milhões de pessoas, inclusive em setores estratégicos como energia elétrica, matérias-primas básicas, petróleo e gás, telecomunicações, equipamentos militares, bancos, aviação civil entre muitas outras. São conhecidas como SOE – State-owned enterprises. Conseguir uma eficiência maior delas é uma tarefa crucial, mas que deve enfrentar fortes resistências políticas internas.

Isto é uma reforma necessária e indispensável, mas extremamente difícil de ser executada, pois a economia chinesa veio dependendo delas e é onde estão grupos importantes com fortes influências políticas, algumas corruptas que estão sendo combatidas pelo governo de Xi Jinping, afetando outros segmentos políticos chineses.

O plano mestre lançado ainda é confuso, incluindo aspectos conservadores como liberais, o que deve estar refletindo nas disputas de grupos rivais, com visões diferentes das orientações a serem adotadas. Mesmo países que não são de tradição socialista, como o Brasil e o México, contam com estatais em setores estratégicos, quanto mais num que pretende contar com um socialismo chinês.

“Entidades não públicas de investimentos podem participar das reestruturações das SOEs, levantando capitais, gerenciamento das compras de ações, subscrição de ações, bonds conversíveis, swaps de capitais e outros métodos (tradução livre)”, segundo comunicado do Conselho de Estado, o Gabinete chinês.

O artigo informa que entre as facções contrárias, os liberais geralmente enfatizam as privatizações, enquanto os conservadores desejam consolidar o controle partidário sobre as SOEs e a fusão delas em grupos maiores.

O Gabinete afirma que as estatais devem introduzir capitais estrangeiros através de joint-ventures, reestruturações, fusões e aquisições e financiamentos offshore. Com nem tudo está muito claro, na medida em que detalhes forem sendo divulgados, poderão ser obtidas mais informações sobre estas orientações. Mas pode-se ter uma noção de sua importância na economia chinesa atual, que sempre teve a participação de chineses residentes no exterior, citando-se especificamente o fundo soberano existente em Cingapura.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: