Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças no Mercado Internacional de Peixes

15 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda que os japoneses tenham ajudado no aumento da demanda mundial de peixes, com culinárias como sushi e sashimi, o seu consumo interno está caindo, e as exportações ajudadas pelo câmbio estão salvando seus pescadores.

clip_image002

Tendência do consumo de peixes e carnes no Japão, no gráfico publicado no artigo do Japan Times

Um artigo publicado por Aya Takada no site da Bloomberg informa que a recente política japonesa chamada Abeconomics, com a desvalorização do yen, está acelerando a tendência para o aumento das exportações japonesas de frutos do mar. Ao mesmo tempo, a demanda interna do Japão está se reduzindo com o aumento do consumo de carnes bovinas e suínas, estimulando as empresas envolvidas com os pescados a aumentar suas exportações.

Também as perspectivas publicadas por estudos efetuados por organizações como a Jetro – Japan External Trade Organization indicam que as demandas de frutos do mar em muitos países do mundo apresentam tendências de crescimento acentuado, como pode ser visto no quadro a seguir.

clip_image004

Estimativas por regiões de crescimentos recentes da demanda de produtos do mar, segundo a Jetro

Este quadro, que parece contraditório com o senso comum, poderia ser parcialmente esclarecido com acontecimentos do passado. No Japão, que é um arquipélago, o consumo tradicional dos frutos do mar era relativamente elevado, enquanto a demanda da carne bovina, principalmente, era inibida pelo elevado custo, inclusive da importação evitada por altas tarifas. Estas restrições estão sendo reduzidas e os japoneses aumentaram o seu consumo, que era considerado algo nobre.

No resto do mundo, as recentes informações sobre os alimentos saudáveis recomendaram o aumento do consumo de frutos do mar, muitos deles contendo Omega 3, considerado adequado principalmente para as populações idosas. Também com o sushi e o sashimi, há uma noção que eles são mais saudáveis para os seres humanos do que as gorduras contidas nas carnes bovinas. Estariam, portanto, ocorrendo sensíveis mudanças que poderiam explicar estas tendências discrepantes no mercado japonês e no resto do mundo.

Estas observações geram algumas oportunidades de bons negócios para o Brasil, que é competitivo internacionalmente na produção de carnes de diversos tipos. Ao mesmo tempo, a disponibilidade de rações e outras condições propiciam a oferta de carnes de peixes e outros frutos do mar, que necessitam ser criados para atender ao significativo aumento da demanda mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: