Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Xi Jinping Anuncia Redução da Tropa Militar no Desfile

3 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

No desfile comemorativo do fim da Segunda Guerra Militar, o presidente Xi Jinping conseguiu que as manchetes dos principais meios de comunicação social do mundo enfatizassem a redução de 300 mil homens, apesar do aumento do poder militar da China com a melhoria dos equipamentos utilizados.

clip_image002

Foto da agência Kyodo mostrando Xi Jiping comandando o desfile com as presenças do russo Vladimir Putin, do sul-coreano Park Guen-hye e ex-presidentes da China, Jiang Zemin e Hu Jintao. Ainda estavam presentes Li Keqiang, premiê da China; Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, e ex-premiê do Japão Tomiichi Maruyama, este em caráter pessoal.

No discurso pronunciado por Xi Jinping, foi enfatizado o caráter pacifista da China com o anúncio da redução de 300 mil militares nas suas forças, ainda que os equipamentos apresentados aumentem o seu poder militar.

Dois mapas constantes no site da Bloomberg mostram as principais fricções dos chineses com seus vizinhos.

clip_image004

As forças militares chinesas estão concentradas na região do Mar da China

clip_image006

A tensão mais intensa é com o Japão. Mas os interesses econômicos e comerciais implicam em entendimentos com a Coreia do Sul e com o Japão, e esforços estão sendo efetuados para contatos tripartites de cúpula, que voltarão a ser efetuados em Seul. Como o desfile acaba sendo um símbolo do seu poder militar, o discurso de Xi Jinping teria que proporcionar uma posição mais conciliatória.

Também os problemas que se registraram nas bolsas chinesas teriam enfraquecido a posição de Xi Jinping, afetando investidores chineses residentes em países vizinhos. Apesar do combate à corrupção ter afetados alguns partidários de Jiang Zemin e Hu Jintao, era importante contar com as suas presenças no palanque principal.

Tudo teria contribuído para um discurso mais moderado, pois nos próximos anos a China terá que contar também com a ajuda dos países vizinhos para conseguir um soft landing na sua economia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: