Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Agradável Surpresa no Prêmio Nobel da Paz

9 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Na maioria dos meios de comunicação social do mundo estão estampadas as surpresas com a concessão do Prêmio Nobel da Paz deste ano para um grupo pouco conhecido da Tunísia, que permitiu a eclosão da Primavera Árabe.

Grupo modesto da Tunísia foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz deste ano

O Quarteto Nacional de Diálogo Tunisiano foi uma grata surpresa ao receber o Prêmio Nobel da Paz de 2015. O grupo de Oslo, da Noruega, que decide estas concessões honrosas, tem apresentado agradáveis surpresas para o mundo, destacando esforços feitos para que os seres humanos possam honrar estas qualidades.

Já no ano passado, foi lembrado o indiano Kailash Satyarthi e a paquistanesa Malala Yousefzay pelas suas dedicações em prol de valores fundamentais dos seres humanos. Agora, os tunisianos que contribuíram para a manutenção da democracia no seu país recebem a merecida honraria.

Foram a União Geral Tunisiana do Trabalho, o maior sindicato daquele país, e seu equivalente patronal, a União Tunisiana da Indústria, do Comércio e do Artesanato, a Ordem dos Advogados e a Liga Tunisiana dos Direitos do Homem, que estabeleceram o diálogo nacional naquele país, depois do assassinato de Mohamed Brahms, líder político secular e progressista, que ameaçava a situação da Tunísia. Trata-se de um explícito reconhecimento da Primavera Árabe que começou naquele país em 2010 e estendeu-se para outros países da região.

Que este exemplo possa servir de lição para outros países, inclusive o Brasil, onde parece que a racionalidade política passa por riscos com a radicalização das lutas políticas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: