Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dilemas da Economia Japonesa

19 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 4 Comentários »

Todos sabem que existem grandes dificuldades para o crescimento econômico quando a população decresce e envelhece rapidamente, como acontece no Japão. Uma pesquisa efetuada pela Reuters Corporate Survey indica que 76% das empresas japonesas são a favor da imigração de recursos humanos pouco qualificados do exterior, com remunerações adequadas.

clip_image002

Dados que mostram as insuficiências de recursos humanos no Japão, mesmo com o aumento do uso de robôs

Apesar destes dados, o governo de Shinzo Abe só está estimulando a incorporação de trabalhadores estrangeiros altamente qualificados, incentivando idosos a continuarem no emprego, bem como incorporando maior número de mulheres nos trabalhos. Está se notando que a demanda para cuidar dos idosos, de trabalhos simples na construção civil bem como na recuperação da região atingida pelos problemas de Fukushima é maior que as disponibilidades. Muitas empresas não estão atendendo aos pedidos de trabalhos adicionais ligados às Olimpíadas de Tóquio de 2020, com receio de não conseguirem trabalhadores.

Existem preocupações com trabalhadores estrangeiros pouco qualificados por questões de domínio do idioma e da cultura local. Vinha-se utilizando descendentes de japoneses, principalmente latino-americanos, mas estas fontes não vêm se mostrando suficientes para atender as demandas. Teme-se o aumento de trabalhadores ilegais se não houver maior flexibilidade.

Estes assuntos estão merecendo dos leitores comentários controvertidos, pois muitos estrangeiros se mostram insatisfeitos com as condições encontradas diante das expectativas que tinham. Muitos não recebem a devida assistência para adaptações, principalmente no que se referem ao domínio do idioma, assistências médicas e escolares, inclusive de seus dependentes.

Parece que o governo espera resolver os problemas com aumentos dos robôs e evitar maior aumento de miscigenação com os estrangeiros, o que aparenta ser complicado no atual mundo globalizado.


4 Comentários para “Dilemas da Economia Japonesa”

  1. Mauricio Santos
    1  escreveu às 21:19 em 19 de outubro de 2015:

    o Japão como conhecemos em breve não mais existirá. Será transformado pelo TPP em uma nova China/Coreia com uso intensivo de mão de obra barata do restante da Ásia. A questão é como o povo japonês se adaptará a esta nova situação.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 14:07 em 20 de outubro de 2015:

    Caro Mauricio Santos,

    Obrigado pelo comentário. Não parece tão simples assim. De um lado existem ainda muitas reações ao TPP, como a grande maioria dos potenciais candidatos ao comando norte-americano, além das resistências no Congresso. Também nos outros países que visualizam vantagens, sempre existem os inconvenientes. A natureza da economia japonesa é bem diversa da China e da Coreia, pois não é tão grande como a primeira e depende monos do comércio exterior do que a segunda. O governo japonês é dos que mais batalham para o TPP pois sua população está diminuindo e envelhecendo.

    Paulo Yokota

  3. Mauricio Santos
    3  escreveu às 20:04 em 20 de outubro de 2015:

    Fico feliz de participar do site, mas com o TPP não estarão ameaçadas as bases de serviços sociais prestadas pelo Estado? Esta é a minha duvida.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 22:16 em 20 de outubro de 2015:

    Caro Mauricio Santos,

    Até agora o TPP cuida de operações privadas como comércio de bens e serviços, além de tecnologias. Os serviços oferecidos pelos governos referem-se ao uso de infraestrutura. Pelo que sei não envolvem outros serviços oferecidos pelos governos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: