Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Disparidades Internas da China

30 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002Uma matéria interessante sobre a China foi publicada no The Economist revelando as disparidades das expectativas de vida, mostrando que em algumas áreas são comparáveis com as melhores dos países desenvolvidos do Ocidente, e em outros, muito menores, mas que as diferenças estão se reduzindo.

Uma ilustração do artigo sobre a China no The Economist

The Economist publica uma matéria sobre as diferenças de longevidade nas diferentes regiões da China, informando que elas estão se reduzindo, com base no levantamento efetuado pela Lancet, uma publicação internacional especializada em saúde. Em Xangai, a expectativa de vida é de 83 anos, correspondente à da Suíça. A de Hong Kong é similar ao do Reino Unido. Em seis áreas, inclusive Beijing, é igual a dos Estados Unidos, e em outros como da África.

Aqueles que conhecem aquele imenso país sabem que as diferenças não são somente às das expectativas de vida, como também étnicas e culturais, inclusive com idiomas diferentes, sendo que a nacional é resolvida pelo uso do mandarim, das elites, pois o povo fala pequinês, cantonês etc.

O governo não só proíbe a migração da população rural para as grandes metrópoles com melhores condições como também existem razões políticas como no Tibet, para onde se estimula a migração de Hans para evitar movimentos separatistas.

clip_image003

A ilustração ampliada para facilitar a leitura

No quadro menor, notam-se os avanços que ocorreram entre 1990 a 2013, sendo que nas áreas mais escuras estão havendo maiores avanços. Informa-se que estão sendo reduzidas as mortes decorrentes de doenças transmissíveis, como a AIDS.

Também na China, as doenças que indicam padrões de vida mais elevadas, como o AVC – Acidentes Vasculares Cerebrais e as doenças cardíacas, estão sendo tornando as mais elevadas causas de morte, como também ocorre no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: