Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

El Niño Considerado o Mais Agudo de Décadas

22 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Os problemas climáticos são pouco precisos como os econômicos, pois existem muitos fatores superficialmente conhecidos que podem alterar suas precisões locais, bem como suas consequências possíveis.

clip_image002

Anomalias constatadas até agora, com elevações significativas das temperaturas nas correntes marítimas do Pacífico

Quanto mais vão avançando as coletas das informações, convence-se que o El Niño está de volta de forma clara e intensa, provocando irregularidades climáticas como secas, chuvas fortes e tufões, mas não se conhece sua localização exata nem seus efeitos sobre as safras. Mas obedecem aos padrões que vêm sendo aperfeiçoados desde 1950, sem se conhecer o caos preciso que podem provocar. As temperaturas das correntes estão 2,4º Celsius acima do normal, quando se esperava no máximo 2º. Considera-se que El Niño está em curso se ela estiver 0,8º acima.

O El Niño está afetando as colheitas de café na Colômbia como a fuga de peixes de água fria, devendo provocar grandes rupturas, secas generalizadas e inundações, segundo os cientistas do National Center for Atmosphere Research em Bolder, no Colorado, USA. Chamou-se El Niño, pois ocorre no Peru em dezembro, próximo do Natal, mas hoje é conhecido como El Niño Oscilação Sul pelos cientistas.

O último El Niño ocorreu em 1997-1998, provocou inundações, incêndios, e outras calamidades tendo matado 30 mil pessoas e provocado danos materiais de US$ 100 bilhões. As regiões costeiras do Pacífico dos Estados Unidos, desde o Alasca, e a Ásia, o Japão, Coreia e China podem ter invernos mais quentes. Partes da África e da América do Sul podem ter mais chuvas, prevalecendo as secas na parte oeste do Pacífico e algumas regiões do Brasil.

Ao sul de Sumatra, em Java, as culturas de café e cacau foram afetadas. As queimas de florestas tropicais na região fez com que uma fumaça vinda da Indonésia cobrisse Cingapura, provocando doenças respiratórias que afetam 125 mil pessoas.

clip_image004

Foto da NASA mostrando o Sudeste Asiático coberto por uma nuvem de fumaça

No Quênia, a produção de chá deve ser reduzida em 10%. As chuvas devem voltar aos EUA, da Califórnia até a Florida, passando pelo Texas. Mesmo não acabando com a seca da Califórnia, deve minorar os seus efeitos, que ainda depende de nevadas que vão degelando ao longo do tempo. As chuvas na Flórida podem prejudicar as laranjas do Estado.

Os peixes de água fria devem migrar para o norte e se dispersar, prejudicando as aves que se alimentam deles. Na Austrália, o El Niño costuma provocar secas, mas pode reduzir seus tufões. Os cientistas esperam que os alertas emitidos permitam que as populações tenham se preparado para os problemas, o que é duvidoso no caso brasileiro, pois as autoridades ainda não possuem esta consciência preventiva, que deverá aprender com as repetições das dificuldades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: