Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Elite Brasileira na Crise

19 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001Artigo no suplemento São Paulo do jornal Folha de S.Paulo mostra que a elite paulistana se comporta como novos ricos, aumentando consumos de luxo mesmo no quadro de crise da economia brasileira, contrastando com os dos países desenvolvidos.

O restaurante A Figueira Rubaiyat dos mais caros mantém a casa cheia, segundo o artigo

Nos países desenvolvidos, os verdadeiramente ricos procuram manter-se discretos evitando ostentações até nas fases mais otimistas da economia. No entanto, em São Paulo, o artigo de Amanda Massuela e Ingrid Fagundez publicado no suplemento São Paulo do jornal Folha de S.Paulo informa que parte da elite paulista até aumenta a frequência nos estabelecimentos mais badalados, mais para serem vistos, pois a qualidade de suas culinárias não se destaca.

Existem os que concedem entrevistas aos meios de comunicação social mostrando suas vaidades com consumos exagerados, aparentando um nível elevado de riqueza e renda, pois as crises costumam piorar a distribuição entre a população. O artigo informa que muitos paulistanos da classe média estão promovendo ajustamentos discretos, procurando alternativas de programas, evitando arcar com custos exagerados.

Lamentavelmente, estes excessos de ostentação são características de novos ricos, pois os que os são tradicionalmente evitam chamar a atenção.

Alguns estabelecimentos comerciais procuram informar que estão se diferenciando dos demais, ainda que todos estejam passando por alguns ajustamentos, quando trabalham com grandes massas. São Paulo não é suficientemente desenvolvido para que os grandes estabelecimentos possam viver somente de suas elites, mas também atrair aqueles que neste processo de crise estão em ascensão social.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: