Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Evitando Escrever Sobre Assuntos que Pouco Acrescentam

26 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

fernando-henrique-cardosoUma personalidade como Fernando Henrique Cardoso certamente conta ao longo de sua vida com incontáveis conhecimentos úteis para todos, mas nem sempre são revelados para não ferir a suscetibilidade de outros envolvidos ainda vivos. Os dados relacionados com o período de exercício da Presidência da República certamente serão revelados com o tempo, não havendo necessidade de expor seus pontos de vista pessoais, principalmente com aspectos que podem gerar constrangimentos, como ele parece reconhecer no próprio prefácio.

Ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso

Como existem fatos que são somente do seu conhecimento ou de um grupo restrito do governo, também sempre existem muitos outros sobre sua personalidade que, sendo pessoais, não interessam ao público, mesmo permitindo entender melhor os seus comportamentos, notadamente suas opiniões sobre seus amigos e adversários.

No artigo publicado por Roberto Pompeu de Toledo, um experiente jornalista na revista Veja, parece que muitas apreciações pessoais de Fernando Henrique Cardoso, que deverão constar das prometidas longas publicações futuras, não parecem necessárias, pois poderão afetar a suscetibilidade de muitas outras personalidades ainda estão ativas na política.

Parece existir uma intenção de provocar polêmicas que certamente serão exploradas pela imprensa, no sentido menor, mas dificilmente contribuirão tanto para a compreensão do funcionamento do poder, ou para o entendimento do que aconteceu ao longo da história. Quando existe uma carência de personalidades políticas com status de estadistas, parece conveniente Fernando Henrique preservar o prestígio que goza, mesmo com todas as restrições dos seus adversários.

Pelo artigo, referindo-se ao prefácio, aparentemente Fernando Henrique apreciaria conhecer as reações que serão provocadas, principalmente sobre suas opiniões. É uma posição discutível, mas certamente suscitará sua presença mais intensa no noticiário, o que aparenta certa vaidade num período político e economicamente conturbado, aonde vai se colocar o problema da sucessão da atual presidente Dilma Rousseff. Cada um corre os seus riscos, e parece que Fernando Henrique tomou a sua decisão e espera-se que não provoque um exagero de discussões irrelevantes do ponto de vista do interesse nacional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: