Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lamentável Corrida Armamentista

29 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002Os bem informados sobre os acontecimentos na Rússia, as notícias provenientes da China e agora os anúncios oficiais dos Estados Unidos, entre outros, confirmam que está havendo uma corrida armamentista no mundo, sem precedentes desde a Guerra Fria.

O projeto da Northrop Grumman, ainda sem muitos detalhes, deve custar US$ 80 bilhões, segundo as autoridades norte-americanas

Fontes geralmente bem informadas sobre armamentos russos informam que os foguetes lançados do Mar Cáspio, que atingiram a Síria a mais de 1.500 quilómetros, possuem uma precisão superior aos dos norte-americanos. Isto deve ter acelerado a decisão das autoridades dos Estados Unidos no anúncio do apoio com US$ 80 bilhões para aquisição de novos aviões militares da Northrop Grumman, mesmo protestos da Lookheed e da Boeing, que devem ser contempladas com outras encomendas.

As informações constam do artigo publicado pelo Rick Clough, Anthony Capaccio e Julie Johnssen no site da Bloomberg com base nas declarações dadas pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, ainda que muitos detalhes sejam sigilosos. Mas as informações são que tais aviões militares evitam ser detectados pelos radares, sendo inicialmente dotados de armamentos convencionais, mas podendo chegar a atômicos para bombardeios.

Está situação está também provocando a China, com as duas maiores empresas de fornecimento de equipamentos militares, em função dos atritos que estão se repetindo do Mar Sul da China com as forças dos Estados Unidos.

Também os japoneses estão se dispondo a construir submarinos junto com os australianos, pois estão aumentando as tensões dos Estados Unidos e seus aliados com os avanços militares dos chineses nas chamadas rotas estratégicas para o abastecimento da China.

O fato que está por trás destas e outras providências com os aumentos dos gastos militares decorrem também dos esforços para a recuperação econômica, que continua patinando em diversas partes do mundo.

Espera-se que não se repitam processos semelhantes com os dos períodos da Guerra Fria. Tais gastos somando bilhões de dólares de recursos de diversos países poderiam ser utilizados para resolver graves problemas sociais como de saúde, assistência aos idosos, educação, melhoria da alimentação e eliminação da pobreza, bem como preservação do meio ambiente. Muitos poderiam ajudar na melhoria de economias em desenvolvimento ou emergentes, melhorando as condições de vida de grandes parcelas da população mundial.

Problemas agudos como as migrações que estão procurando a Europa e países desenvolvidos poderiam ser atendidos por programas menos custosos dos que os relacionados com a defesa e os conflitos militares. Mas, lamentavelmente, as prioridades de muitas autoridades podem ser diferentes.


2 Comentários para “Lamentável Corrida Armamentista”

  1. Mauricio Santos
    1  escreveu às 17:17 em 29 de outubro de 2015:

    A pergunta que fica é será que um dia Guerra Fria realmente acabou, parece no final que enquanto houver alguém “não alinhado” com os EUA sempre haverá alguma guerra seja qual for.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 20:50 em 29 de outubro de 2015:

    Caro Mauricio Santos,

    Obrigado comentário. Sempre haverá uma disputa, contra algum país.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: