Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mosquitos no Verão

19 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado no jornal O Estado de S.Paulo, elaborado por Isabella Macedo, alerta que no próximo verão haverá uma tendência para aumento dos mosquitos, que, além das desagradáveis picadas, trazem possibilidades de doenças como a dengue.

Mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti

Os mosquitos comuns infectam cidades como São Paulo por causa dos rios Pinheiros e Tietê, bem como seus afluentes. Mas os transmissores da dengue, que continuam apresentando elevadas mortalidades, se multiplicam com facilidade em águas paradas, como as das chuvas. Mesmo com as tentativas das autoridades e os cuidados da população, sempre existem riscos diante da existência de locais para a sua multiplicação.

Há uma procura por repelentes naturais, pois os químicos sempre apresentam inconvenientes. Entre os naturais, os mais consagrados e reconhecidos são as citronelas, que são uma espécie de capim-limão que, por possuir um óleo que acaba exalando um cheiro intenso, são evitados pelos mosquitos.

clip_image004

Citronela que possui um óleo que repele naturalmente os mosquitos

Há informações populares que o consumo de alimentos ricos em vitamina B1, como a castanha do Pará ou carne de porco, liberam elementos que são desagradáveis para os mosquitos, mas não se conseguiu evidência científica para tanto.

Entre os produtos vendidos nas farmácias existem os produtos que contêm icaridina (KB30023) e repelentes que contêm IR 3535 30%, segundo o artigo, mas exigem cuidados específicos para as crianças. Segundo Lilia Gyadanhim, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, muitos repelentes caseiros e naturais não foram testados em crianças.

Parece claro que a eficiência na redução dos mosquitos acaba dependendo de ações eficientes da administração pública numa determinada região. As demais acabam sendo cautelas usuais como o uso de redes de proteção, principalmente nos horários em que estes mosquitos costumam adentrar casas habitadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: