Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Prêmios Nobel de Medicina Para Ajudar Pobres Brasileiros

5 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Pesquisas intensivas e exaustivas permitiram isolar elementos que apresentam eficiências sobre doenças parasitárias como a malária, que continuam afetando povos pobres latino-americanos, africanos e asiáticos.

premios

Youyou Tu, Satoshi Omura e William C. Campbell foram anunciados os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2015. Ilustração do artigo do International New York Times

Todos sabem que a malária, mesmo estando reduzida no Brasil, ainda afeta muitas populações pobres, notadamente na Amazônia, que não têm como evitar ficar expostas nas horas em que os mosquitos transmissores atuam mais intensamente, principalmente crianças. Youyou Tu, uma cientista da Tradicional Medicina Chinesa, conseguiu descobrir lições tradicionais das ervas usadas no passado, trabalho que começou durante a Revolução Cultural. Entre 380 extratos, estudou com sua equipe o princípio ativo do absinto doce, ou Aermisia, conhecido como artemisinina, que, com uso combinado com outros medicamentos, conseguiu reduzir a mortalidade da malária em 20%, e mais de 30% em crianças. Tornou-se tratamento de primeira linha, pelo qual ela já tinha ganhado o Prêmio Lasker de 2011. Era mais eficiente que o padrão do uso de quinino e cloroquina, muito utilizado no Brasil no passado, sobre as parasitas de malária que desenvolveram resistência para estes medicamentos.

O microbiologista dr. Satoshi Omura adotou pesquisas colhendo e testando dezenas de amostras do solo para streptomyces, bactérias que vivem no solo e produzem agentes antibacterianos, selecionando os 50 mais promissores. Acabou sendo o denominado avermitilis, fonte do Avermectin. A descoberta foi aproveitada pelo dr. William C. Campbell, que a purificou e a modificou chegando ao invermectina que mata parasitas em seres humanos infectados, onde os pobres são os mais sujeitos.

A cientista Youyou Tu, nascida na China em 1930, trabalha desde 1965 na atual Academia Chinesa de Ciências Médicas Chinesas (antes conhecida como Medicina Tradicional Chinesa). O dr. Satoshi Omura, nascido em 1935 no Japão, é um professor emérito da Universidade de Kitasato, em Tóquio, e o dr. William C. Campbell, nascido em 1930 na Irlanda, é pesquisador emérito na Universidade Drew, nos Estados Unidos.

Suas contribuições são importantes para as populações pobres, inclusive do Brasil, devendo ajudar nos tratamentos delas. É interessante que muitos ainda duvidam das técnicas tradicionais que já eram conhecidas e que estão sendo aproveitadas, com aperfeiçoamentos, para os atuais combates às doenças parasitárias, que ainda persistem em algumas regiões, notadamente nos meios rurais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: