Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Risco Adicional Com a Campanha de Hillary Clinton

13 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

clip_image001Quando a candidata que está na ponta das preferências dos eleitores norte-americanos, Hillary Clinton, começa a tentar obter votos junto a eleitores contrariados com o sistema bancário mundial e com o TPP que está sendo negociado pelo presidente Barack Obama, aumentam os riscos de maiores volatibilidades no mercado mundial.

Foto de Hillary Clinton inserido no artigo publicado pelo Nikkei Asian Review.

Um artigo de Yoichi Takita, publicado no Nikkei Asian Review, está denominando este fenômeno como Risco Hillary, e para muitos observadores acaba aparentando uma demagogia, preocupada com o desgaste que ela sofre por ter usado um e-mail particular quando exercia as funções de Secretário de Estado, levando à interpretação de que isto teria ajudado na sua milionária angariação de recursos para a sua campanha.

No que se refere ao TPP, tanto candidatos republicanos como democratas procuram aparentar simpatia por setores que estão preocupados com o aumento de produtos estrangeiros procurando o mercado norte-americano, que certamente prejudicaria produtores do país.

Muitos eleitores entendem que as autoridades norte-americanas foram complacentes com os bancos que foram responsáveis pela crise mundial de 2007/2008 que se espalhou pelo mundo, provocando a possibilidade de um risco sistêmico que exigiu assistências financeiras astronômicas. Hillary Clinton começa a adotar uma orientação que diverge de Barack Obama, ainda que tenha um suporte de parte da Wall Street.

Também ela vem se pronunciando contra os interesses de algumas grandes empresas petrolíferas, como laboratórios que cobram preços elevados sobre os medicamentos que desenvolveram com intensas pesquisas. Parece acreditar que a população está contrariada com estes fatos, e ela procura se manter popular, o que eleva alguns riscos.

Se ela já não era simpática para muitos eleitores com o abuso do seu poder até quando seu marido era o presidente, estas atitudes colocam-na na berlinda, quando a campanha entre os democratas começa a esquentar. O franco favoritismo dela começa a ser colocado em dúvida, num mundo que já enfrenta muitas dificuldades.

Estas preocupações ocorrem em muitos países importantes do mundo, com a impressão que a política esta sendo considerada prioritária, deixando em segundo plano problemas econômicos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: