Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sentimento Positivo Recíproco Entre Chineses e Japoneses

23 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Pesquisas de opinião efetuadas anualmente na China e no Japão indicam ligeiras melhoras nos sentimentos recíprocos.

clip_image002

Gráfico constante de um artigo publicado no China Daily como em alguns jornais japoneses

Em que pesem os problemas políticos existentes entre os chineses e japoneses, concentrados nas disputas de ilhas dos mares que os separam, uma pesquisa efetuada pelo China Daily indica uma ligeira melhora nos sentimentos recíprocos este ano, quando comparado com os do ano passado. Os que acham que a situação vai piorar diminuíram, os que desejam visitar o país vizinho aumentaram ligeiramente e os que acham que a situação bilateral vai melhorar ampliaram, como pode ser visto no gráfico acima.

O fato concreto é que as populações estão mais interessadas nas vantagens pessoais que podem usufruir nas relações bilaterais. O numero de chineses que visitaram o Japão até setembro último já superou o do ano anterior, havendo possibilidade de um aumento de cerca de 30% até o final do ano.

Meus amigos japoneses ficam surpresos com a quantidade de turistas chineses comprando muito no Japão, ajudando na recuperação de sua economia. Também lotam os hotéis e restaurantes, como não era esperado. Ocorre um fenômeno semelhante à invasão da Flórida pelos brasileiros comprando roupas, eletrônicos e o tudo mais que pudessem, ajudado por um câmbio favorável, o que já não ocorre atualmente.

clip_image004

Turistas chineses enchem as malas com compras no Japão

É preciso reconhecer que a distância entre algumas grandes cidades chinesas e os pontos turísticos e de compras do Japão é equivalente de São Paulo a Brasília, os custos das passagens mais baixos e com grandes aviões transportando centenas de turistas chineses num só voo, havendo hotéis e restaurantes especializados, bem como agências de turismo ajudando nos transportes locais em ônibus para as lojas. Os cartões de crédito da China são bem aceitos nas lojas que contam com funcionários falando mandarim para atender estes clientes.

Muitos produtos eletrônicos são procurados no Japão, ainda que possam ser adquiridos diretamente na China por preços mais elevados, por causa dos impostos. Mesmo os produtos fabricados na China com marcas japonesas são adquiridos no Japão, que goza da confiança de que não são ilegais. Estes turistas simples estão interessados nas vantagens que podem usufruir, não se interessando pelos problemas políticos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: