Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Show Fora de Série de Egberto Gismonti

24 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

egberto_gismontiNum país que se destaca mundialmente pela música, alguns de seus compositores conseguem um incomum prestígio internacional pela excepcional qualidade dos seus trabalhos. Egberto Gismonti impressiona pelo refinamento atingido com sólida formação que usa muitas das suas inspirações no Brasil.

Egberto Gismonti deu um show do mais alto nível internacional no SESC Pinheiros

Mesmo o Brasil apresentando músicos do mais alto padrão internacional, Egberto Gismonti é um destaque especial com sua com sólida formação mundial. Poucos podem rivalizar com ele, que deu um show com os seus violões e piano, mostrando o alto refinamento que atingiu e está sendo reconhecido mundialmente. Sua arte mostra o domínio de muitos instrumentos, até os mais inusitados sons, compondo músicas que podem ser consideradas uma fina mistura da erudita com a popular. Mas só necessita dos seus violões e piano para expressar todo o nível que atingiu com suas composições, aproveitando apenas o essencial.

Na plateia, notava-se uma elevada quantidade de músicos de diversas tendências que tiveram o privilégio de beber das composições apresentadas por este criativo e sofisticado compositor, que também é um excepcional intérprete, sem nenhuma necessidade dos exageros da juventude. Maduro, só precisa da essência do trabalho acumulado ao longo de sua destacada carreira internacional. Ele tem se apresentado pouco no Brasil.

Não parece existir um parâmetro que possa compará-lo a outros bons compositores brasileiros pelo inusitado de suas composições. Somente seus violões e o piano são suficientes para mostrar a elevada qualidade que atingiram suas composições instrumentais. Algumas composições e suas execuções chegam à suavidade das melhores músicas clássicas e consagradas levando a plateia a um sentimento de estar perto do nirvana, com um sentimento quase zen. Sente-se o intercalar de alguns sons inusitados que são possíveis de serem extraídos destes instrumentos simples como o violão e o piano.

Ele parece estar atingindo essência da música como chegaram compositores já consagrados que hoje são considerados clássicos. Mas, ainda jovem, tem condições de continuar acrescentando outras composições geniais ao seu já apreciável acervo. São aspectos que permitem aflorar o orgulho de contar com patrícios desta qualidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: