Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Torcida pela Melhoria da Economia Japonesa

8 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda que a economia dos Estados Unidos esteja melhorando ligeiramente, como já não é a locomotiva do mundo, existem torcidas para que outras economias como a do Japão também ajudem neste processo de ativação, mesmo com muitas dificuldades que não indicam uma tendência persistente de melhoria no longo prazo.

clip_image002

Gráficos constantes do artigo publicado em português no Valor Econômico, originalmente publicado em inglês no The Wall Street Journal

Todos sabem que uma economia como a japonesa, que está concentrada num arquipélago, com sua população decrescendo e envelhecendo, conta com muitas dificuldades fazendo com que governo Shinzo Abe esteja com seu prestígio popular em baixa. Esforços estão sendo feitos para reverter o quadro, sendo que o chamado TPP desempenha um papel importante, ainda que o conjunto tenha resultados num prazo mais longo, enfrentando dificuldades nos Legislativos na medida em que se anunciam novas resistências quando detalhes das medidas acabam sendo divulgadas.

Nos Estados Unidos, todos os candidatos à Presidência, inclusive Hillary Clinton, se manifestam contra o TPP, mostrando que a batalha pela sua aprovação será difícil. Sem a aprovação naquele país, todo o TPP ficará vazio.

Até agora, o Japão só conseguiu uma inflação com o aumento dos impostos, e sua nova etapa necessária para evitar a explosão da dívida pública ainda é considerada muito difícil. O que vem ajudando é o turismo, principalmente de asiáticos que compram muito no Japão, pois os idosos continuam muito conservadores.

O Japão vem efetuando esforços para novas tecnologias de automóveis não poluentes, como os elétricos ou os que não necessitam de motoristas, mas muitos países vizinhos temem os japoneses como os chineses. O Japão está sacrificando o seu setor agrícola tentando inovações tecnológicas, com novas variedades, como também tenta com produtos marinhos, cujas demandas estão em baixa.

Os entendimentos com os chineses e os coreanos continuam difíceis e os japoneses investem bastante na Índia, que aos poucos vai melhorando, principalmente em algumas infraestruturas. Mas aquele país também apresenta grandes problemas e não está no TPP, havendo necessidades de investimentos para a melhoria do meio ambiente como na China.

Os problemas de migrações asiáticas das populações para o Japão não são fáceis, admitindo-se somente para recursos humanos temporários, como os voltados para os serviços de atendimento dos idosos doentes.

Todos possuem seus problemas e ficaria mais fácil se houvesse uma rápida integração econômica, o que sempre é dificultado pelos problemas políticos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: