Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Angela Merkel Reconhecida Como a Grande Líder da Europa

6 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002A revista The Economist estampa na sua próxima capa Angela Merkel, reconhecendo que é a líder indispensável na Europa, carente de outras figuras de destaque.

 

Capa do The Economist da próxima semana

A revista The Economist reconhece que, vendo ao redor da Europa, é Angela Merkel quem se destaca como líder entre todos, apesar de seus desafios. Após 10 anos no cargo de chanceler, ela é considerada por Vladimir Putin como a líder europeia com quem se pode falar. E no caso da Ucrânia, ela convenceu a todos que deveria confrontar com a Rússia de Putin. Suas qualidades pessoais a qualificam para estas disputas.

No episódio dos imigrantes que procuram a Europa, ela convenceu a todos não serem cercas ou policiais a equacionar o difícil problema, mas a necessidade de incorporá-los para o próprio bem da Europa, que também envelhece e não aumenta a sua natalidade.

Na Alemanha, uma pesquisa descobriu que 82% dos membros do seu partido, o CDU, aprovam sua liderança e 81% querem que ela concorra ao seu quarto mandato como chanceler em 2017. Ela enfrenta tanto a Grécia como a Turquia para manter a unidade da Europa.

Nestes tempos tempestuosos que desgastam qualquer líder, ela que foi da Alemanha Oriental e já enfrentou variados problemas, conta com a credencial de não exagerar nem procurar destaque pessoal, continuando a construir, aos poucos, o que o mundo precisa. Não é somente a Europa que necessita dos seus serviços, mas o mundo, onde também não se destacam outros estadistas com uma visão de longo prazo, do que é possível de se conseguir, ainda que seus custos sejam elevados, inclusive para a Alemanha.

Mais algumas figuras como Angela Merkel poderiam representar, principalmente, o Ocidente, para fazer face a Xi Jinping na China e até Vladimir Putin que está sendo destacado pela Forbes como um dos mais importantes líderes do mundo, principalmente com a carência de figuras de destaque nos Estados Unidos.

O mundo, a política e a economia não admitem vazios e seus espaços estão sendo ocupados por figuras como Angela Merkel. Seria interessante que na América Latina também surgissem personalidades preparadas e pacientes como ela.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: