Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Eleições Em Mianmar

9 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Em Mianmar, a constituição garante aos militares 25% das posições no Parlamento e, mesmo com a vitória arrasadora do partido oposicionista liderada pela Prêmio Nobel Aung San Suu Kyi, com 70 anos e considerada o país a “mãe” de todos os seus seguidores, seu pragmatismo admite que é preciso manter uma convivência com todos.

Foto do Japan Today, com a líder oposicionista Aung San Suu Kyi discursando depois da vitória

Não é à toa que Aung San Sun Kyi tenha recebido o Prêmio Nobel da Paz depois de mantida presa por um longo período. Mesmo depois de uma vitória arrasadora do seu partido nas eleições deste fim de semana em Mianmar, ela é pragmática para admitir que não deve forçar a situação num país de longa tradição militarista, onde os representantes das forças armadas possuem o direito assegurado pela Constituição de ocupar 25% das cadeiras do Parlamento.

Ela assegura que vai se manter numa posição superior, como uma “mãe” da população, procurando influir num cuidadoso processo de democratização do país, na procura de uma melhoria do nível de bem-estar da população, o que vem ocorrendo mesmo com todas as dificuldades. Apesar de ser uma posição difícil de compreensão para muitos, ela deve ter a consciência de que isto é um pragmatismo de uma evolução possível no seu país.

As informações até agora disponíveis é que o seu partido Liga Nacional da Democracia tenha conquistado 70% dos votos apurados. Todos reconhecem que Suu Kyi possui uma rara habilidade para lidar com o seu país. Ela afirmou que os vencedores não devem provocar os vencidos.

As eleições estão sendo consideradas as mais livres que já ocorreram naquele país do Sudeste Asiático, com ampla participação da população, onde 91 partidos concorreram com candidatos.

Deve-se torcer para Mianmar consiguir um governo que permita provocar o seu desenvolvimento, apesar de todos os problemas com os militares no passado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: