Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Lições da Califórnia Sobre os Problemas da Água

6 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Caption: Imperial Valley, Salton Sea, CA / ModelRelease: N/A / PropertyRelease: N/A (Newscom TagID: ndxphotos113984)     [Photo via Newscom]Um longo artigo preparado por John Lippert e publicado no site da Bloomberg serve como uma advertência para o Brasil sobre a necessidade de planejar a longo prazo a melhor utilização das águas para as mais variadas finalidades.

A Califórnia, que sempre foi um exemplo sobre a melhor utilização da água para diversas finalidades, começa a enfrentar problemas com a seca e disputas sobre o precioso líquido

A seca tem sido terrível em muitos lugares do mundo e são frequentes as informações sobre os monstruosos incêndios na Califórnia, mesmo com todos os recursos tecnológicos disponíveis nos Estados Unidos. As áreas irrigadas daquele Estado começam a ser afetadas, havendo disputas políticas com as outras necessidades como as urbanas, notadamente quando nevadas importantes parecem insuficientes para atender todas as demandas.

Na Califórnia, a água utilizada para muitas finalidades sempre foi cobrada, pois os investimentos nas captações como sua distribuição exigem volumosos recursos que necessitam ser remunerados. As demandas urbanas, tanto residenciais como industriais, passam a competir com as irrigações agrícolas, exigindo maior eficiência no seu uso, caminhando para formas como os gotejamentos que, desenvolvidos pelos israelenses, são mais eficientes que as aspersões, inclusive com o uso do pivô central.

clip_image003

Projetos de irrigação no Vale do São Francisco, na região de Petrolina

Sempre se sonhou, como no Vale do São Francisco no Brasil, formas de aproveitamento das águas, notadamente nas irrigações. A seca que atinge a região está mostrando que, mesmo num país onde se acreditava abençoado com a abundância da água, é preciso intensificar as áreas ribeirinhas com reflorestamentos de monta, além de outras para a sua distribuição eficiente, que demoram a ser concluídas para servir as regiões mais castigadas do Nordeste brasileiro.

Em alguns projetos brasileiros, que contam com muitos solos salinos, o excesso de água utilizado na irrigação acaba provocando o terrível problema da salinização, a forma de placas de sal que impede a exploração agrícola. Especialistas observaram estavam sendo utilizadas 10 vezes mais água do que a necessária, notadamente para a produção de uvas que não necessitam muito dela.

O problema também está se tornando crítico no Brasil, havendo necessidade da disseminação de técnicas para permitir a racionalização do uso da água, bem como evitar a repetição dos problemas da seca com melhor preparação do meio ambiente, notadamente das coberturas florestais.

A economia do uso da água, infelizmente, só poderá ocorrer com a cobrança das tarifas para remunerar os investimentos indispensáveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: