Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades Chinesas no Mercado de Capitais

11 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado por Keith Bradsher e Chris Buckley no New York Times menciona sobre as dificuldades que as autoridades chinesas estão enfrentando para manter as cotações em suas bolsas como gostariam, cogitando de medidas adicionais, inclusive de incentivos, para tanto. Estaria havendo perseguições a operadores considerados ilícitos, como é o caso de Xu Xiang, no mercado de Hong Kong.

Já explicamos neste site que o controle das evoluções das cotações no mercado de capitais, mesmo na China, é problemático, pois muitos operadores procuram fugir das regulamentações que possam existir. Quando eles estão espalhados não só na China como em países no exterior onde estão presentes, com atuações muito rápidas nem sempre os desejos das autoridades podem ser alcançados.

Informa-se neste artigo do New York Times que alguns corruptos estão sendo alcançados, como se vem fazendo em outros setores na China. Mas no mercado de capitais fica muito difícil diferenciar as ações especulativas que lhe dá uma elevada liquidez, com operações ilícitas por meio de recursos levantados no sistema bancário paralelo sem o qual a economia chinesa passaria por uma forte desaceleração.

Os casos que forem pegos continuarão a ser marginais, não conseguindo afetar o mercado como um todo. O artigo do New York Times chega a apontar que o número de operadores idosos teria que ser compensado até pelo aumento da natalidade permitida pela nova política demográfica nas próximas décadas.

É preciso entender que há muitos anos os chineses vêm se espalhando pelo mundo, não se restringindo somente aos residentes na China, mas formando grandes comunidades em muitos países do exterior. Nenhum mercado de capitais se restringe somente a um país.

Tudo indica que não se pode alcançar melhoras no mercado de capitais de forma artificial. Alguns incentivos podem estimular a sua expansão, mas as variações continuarão acentuadas, dentro do chamado no novo normal.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: