Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esforços da Sparknews Para a Sustentabilidade

18 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Com a proximidade das reuniões da ONU em Paris visando decisões dos governos para a Conferência do Clima, quinze jornais de economia se juntaram para divulgar ideias sobre soluções que estão sendo adotadas no mundo.

clip_image002

Capa do suplemento do Valor Econômico.

Ideias variadas estão sendo apresentadas num suplemento, incluindo as da Nature, visando o aproveitamento da biodiversidade brasileira para gerar produtos florestais para suas operações, mencionando explicitamente o aproveitamento da castanha do Pará. E também o aproveitamento das conchas de ostras para produção de compostos para fabricantes de tintas. Ou confecções de materiais a seco da iBuiltec para a produção de moradias baratas no México. Bem como aproveitamento de reciclagens de vidro na Naestved, na Dinamarca, ou um saco de pedras de dez quilos para gerar energia para uma lâmpada LED, e muitas outras.

O suplemento está circulando junto com 15 jornais de economia do mundo, com o nome Solutions & Co by sparknews. Água potável a partir da marítima numa ilha do Chile. Águas de lastro de navios podem provocar contaminações e são tratadas por técnicas desenvolvidas pela Bio-UV nos Estados Unidos. No Quênia, a lamparina de querosene está sendo substituída por uma celular M-KOPA Solar. Na Índia, microrredes de energia solar estão substituindo o uso do querosene. Blocos de alvenaria estão sendo produzidos com carbono na Bélgica. No Brasil, a produção de papel e celulose hoje é feita com eucaliptos reflorestados.

São milhares de pequenos projetos de melhoria da sustentabilidade que estão sendo divulgados nestes suplementos por todo o mundo. Ideias simples que podem ser reproduzidos e aproveitados, com outras inovações em diversas partes do mundo. A imprensa está se engajando para ajudar neste processo de disseminação de ideias que já estão sendo utilizadas.

Tudo isto amplia a possibilidade de que múltiplos pequenos projetos estejam sendo aperfeiçoados por milhares de empresas conscientes da necessidade de mudanças, para que o clima no mundo tenha condições de sofrer um ponto de inflexão, para se chegar a um mundo onde todos tenham condições de continuar a viver em harmonia com a natureza.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: