Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Evolução do Futebol Brasileiro Atual

8 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageDois artigos diferentes mostram visões sobre a evolução que estaria ocorrendo no futebol brasileiro, ainda que não exista um consenso sobre o assunto.

As categorias inferiores do Santos Futebol Clube prepararam jogadores com elevado potencial

Um artigo publicado por Daniel Batista e publicado no Estadão informa que o Santos vem participando das finais ou semifinais do Campeonato Paulista desde o sub-11, sub-15, sub-17 e sub-20, conseguindo destacar jogadores como Neymar, Robinho, Ganso, Diego e muitos outros mais novos.

Todos sabem que estes jogadores apresentam potenciais para se tornarem profissionais destacados no próprio clube, nos grandes clubes no exterior, podendo chegar à seleção brasileira. Mas não existe indicações que o mesmo esteja acontecendo ao nível do País, onde a CBF – Confederação Brasileira de Futebol não efetuou a esperada revisão depois da humilhante derrota para a Alemanha na última Copa do Mundo.

Analistas cuidadosos como Tostão, colunista prestigiado na Folha de S.Paulo, constatam que muitos técnicos brasileiros atuais em destaque absorvem muitos conhecimentos acumulados no futebol europeu. Seus comandados procuram manter o controle da bola e vão rapidamente para o ataque em bloco como retornam para a defesa quando não possuem a posse da bola. Ao mesmo tempo, procuram aproveitar o talento de alguns dos seus jogadores para criações, além da valorização do jogo de equipe.

Infelizmente, parece que o mesmo não está acontecendo nas seleções das categorias inferiores nacionais, pois não está se preparando as equipes e muitos jogadores que necessitarão substituir muitos que estão sendo convocados atualmente até as próximas Copas. Parece vigorar uma instabilidade, não somente no conjunto, mas não se consegue criar um padrão básico, que certamente necessita ser adaptada nos jogos com cada adversário.

O que está acontecendo em alguns clubes parece não se reproduzir em nível nacional, mesmo sendo o principal esporte praticado pelos brasileiros, que continuam comparecendo em massa nos muitos estádios melhorados. Esta lacuna precisa ser preenchida, pois uma parcela do ânimo da população brasileira depende também dos resultados que são obtidos no futebol nacional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: