Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Falta de Recursos Humanos no Japão

10 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Com o decréscimo da população japonesa e as dificuldades daquele país aceitar imigrantes, o emprego das mulheres no Japão está superando os Estados Unidos e a Europa.

Gráfico constante do artigo no The Wall Street Journal

Ao mesmo tempo, as mulheres estão, aos poucos, conseguindo melhorar a sua posição dentro das empresas, indica um artigo publicado por Eleanor Warnock no The Wall Street Journal. Mas elas ainda são em pequeno número, pois não existe um preparo nas empresas para acomodar seus filhos, nem horários convenientes para aquelas que também exercem funções de donas de casa.

Elas estão sendo convidadas para ocupar posições de chefias, ainda que não estejam preparadas para estas atividades, dentro da cultura predominante na sociedade japonesa. Neste sentido, há ainda uma grande distância a ser percorrida quando comparada com os Estados Unidos e a Europa.

Isto, em parte, decorre do costume dos empregos vitalícios, onde os funcionários fazem carreiras nas empresas, e as mulheres não eram como os homens. Aos poucos, porém, esta situação está se alterando.

Existe a ideia de que no governo de Shinzo Abe elas exercem um papel estratégico para atender as demandas de recursos humanos, diante da dificuldade de aceitar imigrações. Já surgem ocorrências nas quais elas estão comandando alguns projetos, havendo casos em que suas habilidades ajudam as empresas, por se tratar de assuntos onde têm maior conhecimento.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: