Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Famoso Exército de Terracota Chinês em Exibição em Tóquio

16 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageO Exército de Terracota do primeiro imperador chinês tornou-se famoso em todo o mundo, mas, além de peças deste exercito, também estão sendo apresentadas outras que permitem a melhor compreensão da importante ascensão da Dinastia Qin.

Foto de parte do Exército de Terracota

Quando visitei, em torno de 1985, pela primeira vez as escavações do Exército de Terracota iniciadas em Lintongqu, nas proximidades de Xian, a antiga capital da China, a peça que mais me impressionou foi uma carruagem de bronze lá encontrada. O conjunto continuou sendo escavado e agora completa um gigantesco pavilhão, apresentando cada personagem individualizada, mostrando o que deveria acompanhar o primeiro imperador da China depois de sua morte. Algumas peças viajaram pelo mundo, sendo apresentando inclusive no Brasil.

A apresentação no Tokyo National Museum, na Heiseikan Special Exhbition Galleries, está dividido em 3 capítulos diferentes. No primeiro, apresentam-se as peças que revelam a ascensão da Dinastia Qin; no segundo, o verdadeiro quadro de Qinshihuang; e, finalmente, o que era o seu desejo de vida eterna. Acaba fornecendo mais informações do que somente o Exército de Terracota que só por si já é um dos maiores tesouros da humanidade.

image

O Pavilhão foi sendo ampliado com a continuidade das escavações

Peças isoladas de outras escavações mostram como na Dinastia Qin um pequeno grupo chegou à unificação de todo o país, fazendo Qinshihuang tornar-se o primeiro imperador da China. Uma nova forma de administração estava sendo instalada na China, acomodada num novo palácio com uma arquitetura diferenciada. Os utensílios que estavam sendo utilizados bem como as decorações são marcas deste período.

No capítulo 3, se apresenta a impressionante carruagem de bronze, miniaturizada, bem como a réplica que está viajando pelo mundo para ser apresentado para os visitantes das exposições também patrocinadas pelo Museu que os detém.

image

Carruagem de bronze com os cavalos, sendo que a personagem não consta do original

Mesmo percorrendo museus em todo o mundo que apresentam seus acervos, nada se compara a este do Exército de Terracota pela sua dimensão e quantidade de peças em ótimo estado de conservação. É certamente um dos mais importantes acervos da humanidade, parte do qual ficará em Tóquio até fevereiro próximo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: