Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Iguarias Tradicionais Com Miúdos no Japão

3 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002A jornalista Rie Ishii, do The Japan Times, informa num artigo que existem estabelecimentos como no bairro de Asakusa, em Tóquio, onde são preparadas iguarias utilizando miúdos de animais, utilizando técnicas tradicionais.

Restaurante tradicional que prepara iguarias com miúdos

Em muitos países, nos períodos quando a população era mais pobre, aproveitavam-se todos os miúdos dos animais para o preparo de iguarias, sendo que muitos saíram da moda, mesmo sendo bons, com a melhoria do padrão de vida da população. No Japão, volta-se a atenção para estes produtos.

O artigo informa que Akitaya é um motsu-yaki, ou seja, restaurante onde miúdos são grelhados, como partes de um porco ou intestinos de bovinos, preparados no sal. São famosos o tataki, uma espécie de vara de cartilagem de porco, e o nikomi, um guisado de intestino e tripas de bovinos.

clip_image004

Foto do nikomi preparado no Akitaya

Outro restaurante é o Komakata Dozeu que se instalou em 1801 e é conhecido pelo dojo nabe, um peixe preparado como um ensopado, uma fonte de proteína importante na Era Edo.

clip_image006

Foto do dojo nabe do Komakata Dozeu que tem dois séculos de história

No Brasil, ainda que não existam histórias tão antigas como as do Japão, muitos voltados à gastronomia têm saudades do que não se encontra mais nos restaurantes, como o fígado de bovino ou o seu miolo. Também está ficando difícil apreciar a língua bovina ou o bucho com o qual se prepara a dobradinha, que fica muito elegante quando se chama ‘tripé a la mode de Cain’ em francês.

Lamentavelmente, todos estes miúdos acabam se juntando numa massa para a elaboração de uma salsicha, sem que se possa distinguir os seus variados e ricos sabores.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: