Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Kawasaki Heavy na Produção e Transporte do Hidrogênio

16 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Muitos sabem que o hidrogênio está entre os combustíveis limpos a serem utilizados no futuro, mas existem desafios para a sua produção como toda a cadeia de sua distribuição. A Kawasaki Heavy, com o suporte do governo japonês, está se concentrando nas suas pesquisas, notadamente na Austrália.

Kawasaki Heavy procura se tornar líder na tecnologia do transporte marítimo do hidrogênio, segundo artigo publicado no Nikkei Asian Review

Segundo artigo publicado por Yoko Shoji e Hisashi Iwato no Nikkei Asian Review, a Kawasaki Heavy possui algumas experiências com hidrogênio e está se empenhando junto com a NEDO – New Energy and Industrial Technology Development Organization do governo japonês, principalmente na Austrália, para a sua produção limpa e o transporte marítimo.

O hidrogênio, considerado o combustível mais limpo, pois se trata de água, para ser produzido na forma líquida precisa de uma temperatura de menos 253ºC, e exige cuidados especiais com seu transporte até o posto de combustível para os veículos.

Já existem trabalhos acumulados neste sentido e a Kawasaki Heavy está adicionando parcerias com os australianos como a agência NEDO do governo japonês. Já existem tecnologias para o transporte marítimo do gás liquefeito, principalmente do Golfo Pérsico para o Japão e Europa. Tecnologias para transportes em grande escala do hidrogênio estão sendo desenvolvidas, aproveitando o conhecimento dos isolamentos indispensáveis da Kawasaki Heavy.

Assim como alternativas limpas do tipo da energia elétrica que necessita ser armazenada em baterias, sendo que as mais eficientes são as de lítio, o hidrogênio vem sendo estudado por diversos grupos, e os japoneses parecem que estão na sua vanguarda, ainda que os trabalhos demandem muito tempo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: