Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lançamento de Ações dos Correios no Japão

4 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Os japoneses estão eufóricos com o sucesso do lançamento das ações dos Correios no mercado japonês de capital. Promove-se a privatização, envolvendo as entregas das correspondências, os depósitos populares como as captações disseminadas dos seguros.

O presidente da holding dos Correios, Taizo Nishimuro, cumprimenta os presidentes das duas companhias do grupo diante do sucesso do lançamento de suas ações no mercado

Ainda que o valor total captado tenha sido de US$ 12 bilhões, um recorde no ano, como as ações alcançaram valores significativos acima dos lançados a operação foi considerada de grande sucesso. As da holding superaram em 19%, os do banco 15% e os da seguradora 55%, havendo muitos investidores que não conseguiram fazer as compras esperadas, mesmo com três quartos reservados para os investidores individuais.

Este tipo de operação já foi efetuado na Itália, no Reino Unido e na Bélgica, tendo ocorrido no Japão com a NTT, estatal com monopólio da telefonia. O relevante é que os Correios no Japão estão disseminado por todas as localidades, diante da necessidade de entrega das correspondências e pequenas encomendas, sendo o principal banco do mundo, por contar com um volume astronômico de poupanças populares, atendendo também os seguros elementares da população. São atividades que não necessitam ser das estatais, pois competem com iniciativas privadas, cujas empresas não estão tão disseminadas por todo o território japonês. Espera-se que estas atividades ganhem novo dinamismo, ajudando na política governamental de estimular a recuperação da economia japonesa.

clip_image002

Muitas operações nos Correios do Japão já estão automatizadas, com depósitos e saques de recursos, como outras operações, incluindo os seguros

O que parece importante é o Japão passar por um longo período de deflação e muitas aplicações como os depósitos populares ficam com juros negativos. Agora se espera que tanto estas atividades bancárias quanto as de seguro ou de entregas de correspondências e pequenos pacotes, como as decorrentes das vendas pela internet, ganhem um significativo impulso adicional, proporcionando retornos positivos para a população.

Outros lançamentos feitos no mercado internacional alcançaram valores totais maiores, mas suas cotações não se sustentaram, gerando alguns problemas. No caso dos Correios do Japão, a demanda por papéis era bem superior à oferta, tanto que proporcionaram cotações altas, como o que ocorreu com a seguradora, chegando a um preço 55% acima do ofertado inicialmente.

Espera-se que esta operação inspire outros países como o Brasil a também privatizarem estatais que não fazem mais sentido, como na distribuição de gás, onde o setor privado pode ser mais eficiente, deixando de considerar necessidades de monopólios estatais que acabam se tornando cabines de empregos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: