Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Exageros nas Especulações Econômicas no Brasil

12 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 1 Comentário »

clip_image002Os noticiários brasileiros parecem estar inundados por informações superficiais em decorrência de disputas políticas, sem uma razoável análise de maior profundidade dos aspectos econômicos, acabando por contagiar a todos nestas disputas.

O ministro Joaquim Levy e o ex-presidente do BC Henrique Meirelles participam com empresários da reunião no CNI

Todos sabem que o ministro da Fazenda Joaquim Levy está muito desgastado na opinião pública, embora não seja o principal responsável pelas dificuldades, e o nome de Henrique Meirelles é dos mais especulados para ser o seu substituto, provocando até uma alta na Bolsa e queda no câmbio.

Numa situação difícil do ponto de vista econômico, as decisões mais relevantes estão sendo tomadas pela presidente Dilma Rousseff. Ela não consegue a aprovação de medidas importantes para a sua política econômica no Congresso, como o controle do déficit público. No entanto, o desgaste principal concentra-se no atual ministro da Fazenda, que pode ser acusado até de algumas inabilidades políticas.

Tudo indica que uma parte substancial da atual dificuldade pode ser atribuída ao sistema bancário, quando se observa o que acontece agora na Bolsa e no câmbio. Muitos imaginam que Henrique Meirelles teria soluções diferentes de um aperto da política econômica que acomodariam as tensões políticas, quando no passado os principais beneficiários do seu período de gestão no Banco Central foram os que atuavam no segmento financeiro.

Com a clara sinalização da manutenção de um câmbio valorizado e estável, muitos investidores estrangeiros chegaram a obter lucros em dólares que superaram 30% ao ano. Ainda que isto fosse interessante para este segmento, certamente para a economia brasileira era um pesado encargo que retirou sua competitividade internacional, uma das causas das atuais dificuldades econômicas.

Se muitos acreditam que Henrique Meirelles pode ser uma solução, mesmo temporária, podem estar enganados. Ele poderia aliviar o setor financeiro, mas a recuperação da economia brasileira vai depender dos investimentos a serem efetuados, condicionados à melhoria na economia. E os políticos, como muitos segmentos da sociedade brasileira, não aceitam as necessárias duras reduções das despesas.

Tudo indica que não existem soluções mágicas para a atual situação e os períodos de gastança do passado precisam ser pagos agora. A economia mundial não está em condições brilhantes e as exportações brasileiras não podem ser beneficiadas pelos preços favoráveis. Parece ser a dura realidade, quem quer que seja o responsável pela política econômica ou a formulação de uma alternativa.

É de se estranhar Henrique Meirelles aceitar o encargo para um quadro tão difícil, a não ser que seus parceiros do setor financeiro visem retirar vantagens de uma melhora temporária, pois a prazo mais longo não parece ter sustentabilidade. Parece existir muitos incautos que acreditam em milagre.


Um comentário para “Os Exageros nas Especulações Econômicas no Brasil”

  1. Mauricio Santos
    1  escreveu às 17:33 em 14 de novembro de 2015:

    Na crise é a hora em que aparece todo tipo de oportunista


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: