Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Relevante Reconhecimento de um Produtor de Cana

16 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageUma entrevista feita por Mauro Zafalon, da Folha de S.Paulo, com o tradicional produtor de cana Leontino Balbo, de um dos mais importantes grupos de produtores de açúcar e álcool, reconhecendo que mais que variedades de cana ou técnicas de sua fertilização, a recuperação natural do solo é fundamental para a atividade canavieira.

Grupo Balbo, um dos mais importantes na produção de cana, reconhece o papel fundamental da preservação do solo na manutenção de sua produtividade

A produção de cana sempre esteve concentrada na seleção de variedades e técnicas de fertilização, mas o Grupo Balbo, pelo seu presidente Leontino Balbo, depois de muitos estudos, chegou à conclusão que a recuperação do solo é fundamental para a continuidade da melhoria de sua produtividade, com todas as suas consequências para preservação da biodiversidade.

A agricultura brasileira já tinha descoberto que a produção de cereais era mais eficiente com o chamado plantio direto, sem que a cada safra a terra fosse revolvida, corrigida e fertilizada para o novo plantio. Aproveitar o material verde da safra anterior, sem revolver a terra, evitava a liberação de carbono, e proporcionava à nova safra uma melhor produtividade. Algo semelhante está sendo reconhecido na produção da cana, onde a combinação de micro-organismos que não são eliminadas pelas queimadas, com o solo acaba aperfeiçoando a terra de forma que ela tenha maior permeabilidade às chuvas e recuperem sua capacidade de produção.

Na medida em que este reconhecimento é feito pelo Grupo Balbo, tradicional e importante na produção de cana e será apresentado nos próximos dias 18 e 19 deste mês em Ribeirão Preto para os outros produtores.

O processo ajuda também a manter a biodiversidade e muitos animais como a onça parda, o lobo guará, tamanduá bandeira e veado catingueiro estão voltando às áreas de plantio de cana que era de uma monocultura. Agora, produções intercalares a cana estão sendo providenciadas, e os animais encontram melhores condições de reprodução.

image

Onças voltam aos canaviais

Na realidade, há um conjunto de fatores que interagem entre si, fazendo com que a produtividade do solo se torne mais importante que a seleção de variedades e técnicas de fertilizações. Caminha-se novamente para o que a natureza efetuada de forma eficiente, o que os homens com suas excessivas especializações, levaram para a monocultura, com técnicas como das queimadas para favorecerem as colheitas de cana.

Como são grupos sérios que juntam as informações técnicas de forma científica, estas provas devem acelerar para que a produção de cana também ajude a preservar o meio ambiente, mostrando que produtos eficientes da agricultura também necessitam da preservação da natureza.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: