Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Situação do Emprego no Brasil Segundo a Bloomberg

23 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Apesar das tentativas do governo Dilma Rousseff, o desemprego no Brasil está se tornando dramático, segundo um artigo elaborado por David Biller e publicado no site da Bloomberg.

clip_image002

Gráfico do artigo na Bloomberg, mostrando que o desemprego é mais acentuado entre jovens de 18 a 24 anos no Brasil

Os dados oficiais do Brasil, com base nas seis principais metrópoles, mostram que o desemprego dos brasileiros na faixa de 18 a 24 anos atingiu em outubro passado 19,5%, bem acima dos 11,8% do mesmo mês do ano passado. É cerca do triplo dos que se encontram na faixa dos 25 a 49 anos, mostrando que as dispensas estão ocorrendo com os menos experientes nas empresas.

O artigo, com base nas informações colhidas com as empresas que trabalham com freelancers, mostra sua substituição pelos temporários, que atingem cerca do dobro do ano passado. Os brasileiros estão procurando emprego no exterior, mesmo com salários mais baixos e sem nenhuma garantia sobre sua estabilidade, diante da recessão enfrentada no Brasil.

clip_image004

Gráfico do artigo da Bloomberg, mostrando o aumento da procura de emprego dos brasileiros no exterior

Também o artigo mostra que os salários reais que vinham crescendo passaram a acusar uma queda recentemente, mesmo que ainda não seja tão dramática como já ocorreu no passado, como em 2003.

clip_image006

Gráfico do artigo da Bloomberg, mostrando um início da queda do salário real, que poderá continuar nos próximos meses, com uma inflação mais elevada

Os especialistas no mercado de trabalho informam que, com o atual aumento do desemprego, as possibilidades de reivindicações de aumentos salariais acabam ficando prejudicadas, mostrando que as perspectivas não podem ser de recuperação, lamentavelmente.

Esta se observando, com os novos níveis do câmbio, o início da substituição de importação pelos produtos que passam a ser produzidos no Brasil. Também existem algumas exportações que se tornaram competitivas, mesmo os preços não sendo muito compensadores.

Outras medidas de apoio às exportações começam a ser esboçadas pelo governo, que podem ajudar na antecipação da recuperação da economia brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: