Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tecnologia Japonesa Para Uso da Água Salgada

16 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Uma alternativa para o abastecimento de água potável vem sendo a conversão de água do mar para usos urbanos. Anunciam-se agora pequenos investimentos com a tecnologia da Toray junto com a NEC.

Foto de ilustração constante do artigo do Nikkey Asian Review

Diante da falta de água potável, as Indústrias Toray e a NEC estão se preparando para vender sistemas de purificação de água salgada para o Sudeste Asiático e Oriente Médio. É um sistema pequeno que pode ser transportado num caminhão,

Subsidiária da Toray, Suido Kiko Kaisha inicia a sua produção no Vietnã na próxima primavera local e visa o abastecimento do Sudeste Asiático com um sistema que custa a metade do produzido no Japão, em torno de US$ 16 mil. Um filtro de membrana cerâmica remove o cloro e metais pesados. Movido à gasolina ou diesel, é capaz de filtrar a água do mar suficiente para abastecer 4 mil pessoas por dia.

Os filtros são provenientes do Japão, mas todo o resto pode ser produzido localmente. A montagem é feita também no local visando a redução dos custos. A venda aproveitará a rede da Toray, segundo o artigo.

Este produto já é fornecido pela NEC para o sistema de autodefesa do Japão. Uma versão de alto desempenho atende 30 mil pessoas diariamente, e custa 90 milhões de yens.

O alvo inicial é o Sudeste Asiático e o Oriente Médio, com a ONU estimando que 4 bilhões de pessoas enfrentarão a escassez de água potável até 2050, tanto pelo aumento da população como pelo aumento de secas e desertificação com o aquecimento global.

Parece ser uma boa tecnologia para atender algumas regiões brasileiras que passam a enfrentar estes problemas. O governo japonês concede suporte para o Camboja, Quênia e outros quatro países para filtros de membrana de cerâmica da NGK Insulators. A maior empresa japonesa de tratamento de água, a Metawater, está examinando o mercado de outros países, segundo o artigo.



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