Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Variadas Pesquisas Sobre as Baterias Eficientes

28 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageUm artigo de Seth Borenstein foi publicado no Japan Today dando conta de variadas pesquisas que estão sendo efetuadas em muitas partes do mundo para o desenvolvimento de baterias eficientes para armazenamento de energia, seus carregamentos e utilizações em decorrência de um verdadeiro boom com a captação de energia solar e eólica.

Um dos muitos tipos de bateria de lítio

Em muitos países, os custos dos sistemas de captação das energias solares e eólicas estão se tornando competitivos, o que gera a necessidade de baterias eficientes para seus carregamentos, armazenamento e utilizações posteriores, tanto em termos residenciais, empresariais como em gigantescos conjuntos que estão sendo instalados em muitos lugares.

imageimage

Multiplicam-se os sistemas de captação da energia solar como eólicas

Tanto a energia solar quanto eólica não pode ser captada o tempo todo e se levanta o problema do seu armazenamento em baterias para depois ser utilizada quando necessário. Variadas alternativas estão sendo desenvolvidas, muitas com base no lítio que é um material derivado do sal, relativamente abundante e de baixo custo.

Os pesquisadores em muitos centros de pesquisas estão trabalhando intensamente no desenvolvimento das baterias mais eficientes em todo o mundo, havendo perspectivas para grandes sistemas como caseiros ou utilizáveis em veículos. A sua demanda deverá se elevar com a disseminação do conhecimento de que os programas de diversos países estarão dando prioridade para estes tipos de energia limpa, notadamente se forem alcançadas metas para o nível de aquecimento global em diversos países.

Ainda que sejam de lítio, existem diversas opções como os íons, oxigênio e combinações de variados elementos. Suas formas de carregamento ou utilização de formas eficientes também estão sendo estudados. Tudo indica que as alternativas são múltiplas.

Nos países tropicais e subtropicais como o Brasil, a insolação é elevada, como os ventos são constantes em direções diferentes. No Nordeste, por exemplo, como a temperatura diurna é mais baixa no oceano, os ventos são em sua direção, invertendo-se à noite.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: