Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Saúde Passa por uma Nova Era de Inovações

29 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002Mesmo para os leigos havia uma desconfiança que cada paciente reage de forma diferente aos tratamentos médicos e medicamentos. Agora um especialista, Joseph Jimenez, CEO da gigantesca empresa de produtos farmacêuticos Novartis, publica um artigo no Project Syndicate informando uma nova era de inovações na medicina já em andamento.

Joseph Jimenez, CEO da Novartis

Em 2014 foram introduzidas em todo o mundo 61 novos medicamentos, mais de 40% para doenças raras, quando a média anual na década anterior era de 34. A nova onda de inovação é atribuída, segundo ao autor, a três fatores principais: a capacidade de personalizar a terapia, de obter tratamentos no mercado mais rapidamente e melhor engajamento com os pacientes. A boa notícia é que este processo deve continuar se acelerando, pois 70% dos medicamentos em desenvolvimento usam novos mecanismos de ação contra as doenças.

O autor afirma que estas inovações se tornaram possíveis pelos avanços nos conhecimentos relacionados com o genoma, ramo da medicina que denominam genômica, ou seja, como as doenças se manifestam e se desenvolvem no corpo de forma genérica, isto permite melhorar a capacidade dos especialistas em direcionar o tratamento da doença em cada sua fase e melhorar a experiência de cada paciente. Marcadores genéticos, por exemplo, podem indicar que os pacientes são suscetíveis de se beneficiar de uma droga, melhorando os resultados ao permitir que eles evitar danos colaterais. São assuntos para especialistas, pois exigem conhecimentos específicos de medicina, com quem as dúvidas devem ser sanadas.

No Japão, os check ups já são orientados para aprofundar as pesquisas nos setores onde o paciente apresenta maiores riscos, com seus antecedentes familiares e testes preliminares como do seu sangue, o que reduz o custo dos diagnósticos.

Segundo o autor, para pacientes de câncer de mama em estágio inicial, marcadores genéticos mostram se a quimioterapia ou só uma terapia hormonal pode ser a melhor opção de tratamento. Existem medicamentos eficaz com câncer no pulmão que não sejam de pequenas células com uma mutação genética mais rápida. Com os conhecimentos profundos dos pacientes, os tratamentos se tornam mais específicos, aumentando as suas eficiências.

As análises clínicas também estão sendo abreviadas com exames prévios dos pacientes testados, reduzindo a um décimo o tempo necessário para a aprovação dos medicamentos. Com o aumento do idosos, as doenças não transmissíveis se tornam causas de mortes, como as cardiovasculares e respiratórias, câncer e diabetes.

Também ocorre uma interação maior entre a medicina e outras tecnologias, ampliando a capacidade dos tratamentos da saúde. O problema que precisa ser resolvido é a redução dos custos, pois os avanços científicos custosos ainda resultam tratamentos cada vez mais onerosos, o que não é usual em outros setores da atividade humana, onde os avanços costumam reduzir os custos unitários.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: