Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumentam as Cargas sobre o PT

13 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Como o PT vem ocupando a Presidência da República por 13 anos, somando os dois mandatos de Lula da Silva e os dois mandatos da Dilma Rousseff até agora, o jornalista Fernando Calazans publica com um extenso artigo com muitos dados na Folha de S.Paulo, principalmente coletados pela Datafolha e pelo PNUD/IBGE.

Foto de Fernando Canzian que ilustra matéria publicada pela Folha de S.Paulo, mostrando que as crianças atendidas pela Bolsa Familia estão se alimentando com arroz e feijão, sem nenhuma outra mistura como a carne

De 2003 a 2014, um gráfico mostra que os 10% mais pobres da população brasileira conseguiram um aumento de 129% na sua renda familiar, mas os 10% mais ricos conseguiram somente 32% de aumento, indicando uma brutal mudança na distribuição de renda. A renda proporcionada pelo trabalho vem dos 59% entre os mais pobres, chegando a 85% nos mais ricos, com uma média de 78% neste período. A Bolsa Família influiu 10% entre os mais pobres, ficando com 1,5% entre os mais ricos, com uma média de 19%, sendo mais elevada entre os situados entre 40% a 90%. Todos com dados do CPS/FGV, a partir de levantamentos do PNAD/IBGE.

Os mais recentes do Datafolha indicam que do total da população, neste período, 24% consideram a Presidência com os petistas ótimo/bom, mas existem 35% que consideram ruim/péssimo e 40% regular, o que vem piorando sensivelmente no final do período, notadamente em 2015. O da presidente Dilma era de 42% de ótimo /bom em 2014 quando começou a Lava Jato, passando em 2015 a somente 8%. O pico mais alto foi alcançado por Lula da Silva no final de sua segunda gestão, em 2010, quando obteve 82% de ótimo/bom.

Para muitos analistas, as manifestações públicas serão decisivas para o possível impeachment da Dilma Rousseff que necessita de 1/3 dos votos na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal para ser mantida no cargo, ainda que o Supremo Tribunal Federal esteja examinando todo o cronograma e o ritmo para isto acontecer.

Muitos esperam que os parlamentares reflitam a opinião pública, que seria expressa pelas demonstrações populares, cuja expectativa é de que sejam intensificadas. Atribuem à imprensa, escrita, falada e televisada uma grande importância em todo este processo, sendo que uma parte expressiva dela está se manifestando a favor do impeachment.

O quadro econômico brasileiro está muito adverso ao governo, com a inflação crescente como o desemprego, o mesmo acontecendo com a dívida pública. As perspectivas futuras também são negativas, pois o nível de investimento público como privado continua em queda.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: