Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

China Procurando se Aproximar do Japão

11 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Num longo artigo de Katsuji Nakazawa, publicado no Nikkei Asian Review, informa-se que Xi Jinping está fazendo diversos esforços para entendimentos mais profundos com Shinzo Abe e os japoneses, pelas razões mais variadas.

Ainda que encontros rápidos, Xi Jinping vem procurando contatos com Shinzo Abe durante este ano

Ainda que o Japão e a China possuam diversas diferenças a partir da disputa das ilhas Senkaku bem como outros problemas no Mar Sul da China, as autoridades chinesas possuem diretrizes da política internacional mais clara, procurando intensificar as relações com o Japão pelos mais variados motivos. Por serem os parceiros econômicos mais importantes na Ásia, os chineses procuram evitar o isolamento na região, o que vem sendo promovido pela liderança dos Estados Unidos.

Muitos gestos estão sendo repetidos pelos chineses, quer estendendo o tapete vermelho para os dirigentes do Keidanren, a cúpula empresarial japonesa, como governadores de províncias e integrantes do governo em diversos escalões. Também vêm promovendo a visita de autoridades chinesas ao Japão, convidando-as a também a visitarem a China.

A China se considera o País do Meio e sabe que os relacionamentos com seus vizinhos são importantes, e no seu desenvolvimento depende de intercâmbios comerciais e políticos, utilizando os mais variados instrumentos disponíveis, como os seus bancos. Possui uma visão de longo prazo, sabendo que incidentes podem ocorrer, mas as relações entre os países são de prazo longo. Sempre que possível, em eventos internacionais e promoções bilaterais, procura colocar a existência de pautas comuns, que apresentam os mesmos interesses. Os japoneses sabem disso, mas acabam sendo mais conservadores, procurando aprofundar suas relações com os Estados Unidos.

O artigo faz um relato histórico, enumerando os vários contatos entre os dois dirigentes máximos da China e do Japão, bem como muitos envios de autoridades e missões. Também procuram cultivar visitas que aprofundariam os contatos pessoais, considerados também importantes. Em termos brasileiros, seria o popular “comendo pelas beiradas”.

Os chineses possuem uma longa memória de outros acontecimentos passados e procuram explorar todos os pontos que foram importantes no relacionamento desde tempos remotos. Também procuram gestos considerados inusitados, mostrando que proporcionam um relacionamento especial com os japoneses. São hábeis nestes eventos, mostrando que, apesar de algumas manifestações públicas contrárias, prestigiam variados eventos significativos, com os quais procuram contrabalancear os relacionamentos bilaterais.

O artigo neste importante jornal do Japão acaba mostrando que estes esforços acumulados ao longo do tempo surtem os seus efeitos, fazendo com que, mesmo quem procura ressaltar os pontos de atritos, fique abalado em suas convicções. O que os chineses possuem é paciência e tempo para inumeráveis reuniões, que sempre deixam registrados. Acabam conquistando a coletividade, a partir de contatos individuais acumulados.

Isto deve servir também de lição para os brasileiros. Muitos se preocupam com os investimentos chineses que estão sendo feitos no Brasil, notadamente na infraestrutura. Ele podem parecer isolados, mas acumulados ao longo do tempo, mesmo com suas dificuldades, acabam convencendo de que são parceiros e precisam ser considerados, com maior proveito e alguns problemas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: