Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Creches Para Crianças com Idosos nos Parque Públicos

25 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Tentando resolver simultaneamente algumas necessidades da população, as autoridades japonesas estão instalando creches nos parques públicos, que contam também com idosos para uma convivência adequada.

Concepção artística de um centro para crianças no Shoiri Park, em Areakawa

Um artigo publicado pelo Yomiuri Shimbun apresenta um centro para cuidar das crianças durante o dia, contando com a participação dos idosos, para uma convivência recíproca de proveito para ambos. Resolvem simultaneamente as necessidades das mães que estão trabalhando para deixar as crianças como a ocupação dos idosos numa convivência sadia com as crianças.

Existem iniciativas similares em muitos países do mundo, inclusive no Brasil, mas ainda são limitadas. No Japão, como a população está decrescendo e ficando idosa, os recursos humanos femininos se tornaram importantes e não haviam instalações em número adequado para atender as crianças. Muitos idosos também contavam com lugares para o chamado day care, mas a combinação das duas necessidades não estava sendo utilizada. Descobriu-se, como em outros lugares, que a convivência proporciona vantagens recíprocas, como se fora relações dos avós com os netos.

No Japão, estas iniciativas estão previstas nas chamadas zonas especiais estratégicas, onde estão se estimulando a presença de empresas estrangeiras, notadamente de alta tecnologia, e é preciso que haja instalações ou facilidades encontradas em outros países.

No Japão, há uma abundância relativa de parques, inclusive para que áreas verdes suavizem os centros urbanos, onde estão sendo instalados estes centros, que contam com ambientes saudáveis. Não são instalações exageradas em dimensões, para dar uma impressão de extensões das residências.

Também com a disseminação nos meios de comunicação, os parentes destas crianças e idosos podem acompanhar estas atividades à distância. Eventos especiais também podem ser organizados, e tudo é informado pelos sistemas de informações das autoridades locais.

No Japão, as famílias procuram se instalar onde existem muitas facilidades e acaba ocorrendo uma competição entre os bairros que oferecem estes serviços, inclusive de atendimento de saúde, além dos demais que já são usuais entre as das autoridades locais. São exemplos que valem a pena conhecer, para realizar cópias com adaptações para realidades como as brasileiras.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: