Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estado Islâmico Parece Obter os seus Intentos

6 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Lamentavelmente, os líderes ideológicos do Estado Islâmico parecem estar obtendo os seus intentos. Com suas atitudes radicais ao extremo, desejam provocar uma mudança nas tendências dos árabes se integrarem com o Ocidente e alguns sinais expressivos mostram que estão conseguindo estes objetivos.

As pesquisas indicam que a ultradireitista Marine Le Pen e seu grupo podem alcançar 40% dos votos para parlamentares no norte da França (foto publicada no The Economist).

Na Europa, parece se fortalecer a ideia da necessidade de reformulação da área de Schengen que vinha, paulatinamente, impondo restrições para o livre trânsito de pessoas com passaporte da Comunidade Europeia. Com os crescentes receios de trânsito de pessoas de variadas origens nascidas na Europa para praticarem atentados, os rigores com os que desejam o livre trânsito estão aumentando. Há, no momento, um evidente receio dos europeus com as populações de origem árabe, bem como todos os refugiados que procuram o continente.

Nos Estados Unidos, os ataques como os praticados em San Bernardino, no Sul da Califórnia, estão obrigando Barack Obama a se preocupar com os riscos de incidentes desta natureza, que começaram a se tornar um dos assuntos da campanha eleitoral presidencial, ao lado do livre comércio de armamentos. Há uma preocupação com as tendências de receios com as populações de origem árabe, dificultando ainda mais a aceitação de refugiados.

Mas a nota do The Economist sobre o que estaria acontecendo na França é mais preocupante. Ainda que François Hollande tenha recuperado parte do seu prestígio movimentando-se duramente para evitar agressões como afetaram Paris, o crescimento recente da Frente Nacional de extrema direita, comandada por Marine Le Pen, é preocupante. Já nas eleições para o Parlamento Europeu na França, conseguiram 25% dos votos. Agora, as pesquisas indicam que ela conseguiria 40% dos votos no norte da França e sua sobrinha Marion Marechal-Le-Pen pode ganhar em Provance-Alpes-Cote D´Azur, no sul do país. Estas eleições atuais se realizam em dois turnos para a escolha dos parlamentares daquele país, e existem acirradas composições até da esquerda com a direita, que estão sendo feitas para evitar uma arrasadora vitória da Frente Nacional.

Os franceses estão aceitando restrições temporárias às liberdades que historicamente defendem, bem como se engajam na guerra da Síria. Também François Hollande estimula o nacionalismo com o uso da bandeira tricolor, mas seu prestígio ainda está na faixa de 20% com seu Partido Socialista. Nicolas Sarkozy, que já foi presidente em 2007 com o seu Partido Republicano, tenta representar a terceira parte dos eleitores, mas não consegue empolgar a todos.

Depois destas eleições regionais atuais, todos se preparam para a presidencial a ser realizada em 2017, ficando claro que Marine Le Pen se consolida como a terceira força na França, gozando de um momento favorável.

Tudo indica que estas preocupações se espalham pelo resto do mundo, chegando até o Brasil que tradicionalmente aceitou sempre os imigrantes de origem árabe, já integrados na sociedade local. Já há um início de manifestações de receios com relação aos recentes imigrantes, e, diante das dificuldades atuais da economia brasileira, parte deles acabam procurando outros destinos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: