Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Baixo Número de Participantes nas Manifestações Populares

14 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image001Todos reconhecem que o número de participantes das manifestações populares ocorridas neste fim de semana foi substancialmente inferior aos maiores que ocorreram nos últimos meses. Alguns dos dirigentes alegam que o tempo de preparação foi curto e o período natalino não favorece as mobilizações.

Foto da Avenida Paulista, com a estimativa da Datafolha de cerca de 40 mil participantes, menos de um terço dos mais numerosos

Diversas razões podem ser apontadas como responsáveis por esta baixa adesão. O tempo de sua preparação foi pequeno, o período natalino não é favorável, o impeachment está sendo atrapalhado pela participação de Eduardo Cunha, há uma saturação com o tema imaginando-se que já esteja decido entre muitos outros, apesar do estímulo de uma parcela importante dos meios de comunicação social.

Parece que o governo se vê instado a acelerar a solução, pois alguns entendem que somente depois do Carnaval poderiam ocorrer manifestações populares mais expressivas. Mas este cronograma também depende de decisões que podem ocorrer ainda no Parlamento como no Supremo Tribunal Federal, sendo que enquanto o assunto não se resolve as incertezas não favorecem decisões como dos empresários. Isto tende a piorar o quadro econômico do Brasil.

Também deve se reconhecer que o impeachment seria bloqueado se o governo conseguir um terço dos votos nos diversos grupos parlamentares que estão cuidando do assunto. Muitos entendem que esta possibilidade existe e pode ser objeto de atenções das autoridades, ainda suas conquistas acabem representando custos com verbas e outros favorecimentos. Outros entendem que a piora do quadro econômico tende a favorecer o impeachment, sendo somente uma questão de tempo.

Parece que o quadro é instável e qualquer fato como o decorrente das baixas qualificações das autoridades que estão cuidando dos interesses da Dilma Rousseff podem precipitar ondas contra ela. O que existe é uma parcela expressiva da classe média, e até dos que ingressaram recentemente nela, sendo atingida fortemente pelo quadro econômico, afunilando toda a culpa a ela. O governo não aparenta ser capaz de apresentar um quadro que forneça uma perspectiva de melhora relativamente rápida, como o anúncio de algumas medidas básicas para melhorar o cenário atual.

Neste estado de indefinição, a população continuará sendo estressada por qualquer notícia que possa ser considerada negativa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: