Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Problema da Kirin com a Schincariol

25 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001As notícias divulgadas pela imprensa, como num artigo publicado pelo Valor Econômico, informam que a empresa japonesa Kirin acusou no seu balanço um expressivo prejuízo apresentado na bolsa de Tóquio, o maior desde 1949, afirmando que seu prejuízo decorre da Schincariol no Brasil, não sendo nenhuma surpresa.

A empresa de cervejas Kirin do Grupo Mitsubishi

Quando a empresa japonesa Kirin anunciou que estava adquirindo a Schincariol brasileira, muitos analistas brasileiros estranharam os valores veiculados, bem como a operação diante das dificuldades da cervejaria com disputas internas e problemas fiscais. Muitos indicavam existir alternativas mais interessantes, mas admitiam que empresários japoneses avaliassem mal o mercado brasileiro, como já tinha ocorrido com outras operações de fusões e incorporações.

clip_image002

A cervejaria Schincariol apresentava problemas

Tudo indica que análises mais cuidadosas devem ser efetuadas, pois não se pode confundir as dificuldades da Kirin com problemas enfrentados pela economia brasileira que são graves, pois parece evidente ter havido decisões empresariais equivocadas. Além dos valores envolvidos na aquisição, os especialistas no mercado de cervejas apontam que havia opções mais interessantes se a Kirin visava a ampliação da presença japonesa no mercado brasileiro de bebidas.

Muitas destas negociações são conduzidas sigilosamente, envolvendo consultores locais que possuem seus interesses e os empresários japoneses não primam pela qualidade de suas avaliações em países estrangeiros. Os parâmetros japoneses são bem particulares e nem sempre adequados para países estrangeiros, desenvolvidos ou emergentes. Nem sempre as vozes mais sensatas não ouvidas com a devida atenção, havendo muitos do próprio Grupo Mitsubishi com longa experiência no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: