Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Recordes Mundiais de Turistas Chineses

27 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Se existe um dado que vem impressionando o mundo é o aumento de turistas chineses para o exterior como no país, e novos recordes foram batidos em 2015, segundo dados da CNTA – China National Tourism Administration.

Ilustração do China Daily

É verdade que a China ficou isolada por um longo período e as novas medidas tomadas pelo governo facilitando a concessão de vistos de turismo, além da melhoria da renda dos chineses, vêm provocando sucessivos recordes chegando a cerca de 120 milhões de turistas chineses para o exterior em 2015. Isto significa um aumento de 19,5% ano a ano, sendo 13 vezes superior ao nível de 1998, algo que está sendo notado principalmente pelo Japão, que é um dos maiores beneficiários deste aumento do fluxo impressionante.

O mais impressionante é o turismo interno que parece ter superado 4 bilhões de viagens em 2015, algo como 2,5 viagens por habitante ao ano. Quem conhece a China sabe que os pontos de interesse turístico naquele país são abundantes, mas esta verdadeira enxurrada está provocando uma sobrecarga até na Muralha da China. Também é preciso observar a brutal melhoria dos sistemas de transportes daquele país, notadamente com trens rápidos que cruzam praticamente todo o país, além dos baixos custos dos transportes aéreos em grandes aviões.

Os chineses estimam que o turismo interno no país gerou recursos que superam US$ 620 bilhões em dólar norte-americano, uma cifra inacreditável. É evidente que incluem jornadas de pequenas distâncias, mas o conhecimento in loco dos chineses sobre seus ricos patrimônios culturais está aumentando, tornando difíceis visitas como a Cidade Proibida.

clip_image004

Cidade Proibida em Beijing

Tive a oportunidade de percorrer milhares de quilômetros da China há tempos, grandes metrópoles como Beijing, Xangai, Hong Kong até distantes cidades como a antiga capital Xian, onde se encontra o famoso Exército de Terracota, além de algumas vezes trechos da Muralha da China, da Cidade Proibida e de outras importantes atrações mundiais. Certamente, poucos lugares no mundo, mesmo a França, Reino Unido ou Estados Unidos, apresentam tantas atrações importantes, que não eram conhecidas nem dos chineses. E houve uma melhoria substancial de transportes e hospedagens, que já eram boas, com ótimo atendimento até para os estrangeiros.

clip_image005

Foto do Exército de Terracota em Xian

É preciso considerar que a China vem acumulando estas atrações há muitos milênios, bem antes do desenvolvimento da Europa, e sempre contou uma elevada concentração da população. Alguns foram destruídos criminosamente durante a Revolução Cultural, o que é abertamente admitido pelos chineses. O depoimento de alguns turistas chineses é que encontram no Japão, por exemplo, traços das influências históricas da China no exterior, notadamente na Ásia.

Este intercâmbio dos chineses com o exterior, e de estrangeiros na China são importantes, pois no atual mundo globalizado observa-se que muitos bens e serviços do exterior acabam sendo adaptados para uso interno, enriquecendo a todos. A compreensão destas culturas diferentes ajuda a preservar a paz mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: