Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tentativas de Entendimentos Entre a Índia e o Paquistão

27 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002É animador neste final do ano de 2015 quando tradicionais vizinhos inimigos como a Índia e o Paquistão, com populações que somam cerca de 1,5 bilhão de habitantes e se separaram quando da independência do Reino Unido em 1947, um reunindo basicamente os adeptos do hinduísmo e outro os muçulmanos, que já travaram três guerras depois daquela data, realizam simbólicos encontros dos seus governantes máximos, devendo se ter em mente que eles possuem armamentos atômicos.

Premiê paquistanês, Nawaz Sharif (E), cumprimenta o indiano Narendra Modi, em Lahore. Foto publicada no Estadão.

Eles já estiveram juntos em recente reunião internacional e agora Narendra Modi fez uma visita ao Paquistão para surpresa do mundo, mantendo uma reunião dos dois mandatários por cerca de 90 minutos, além de participarem do casamento da neta de Nawaz Sharif, quando jantaram. Ainda que isto seja somente um gesto simbólico, o fato tem um sentido político, procurando minimizar as dificuldades nas diferenças que envolvem religiões e etnias como a dos sikhs.

O fato concreto é que o Sudeste Asiático é uma região que vive em tensão diante dos embates dos partidários dos Estados Unidos com os chineses, procurando consolidar uma posição independente de muitos países importantes, que somados representam mais que a Comunidade Europeia do ponto de vista econômico, com tendências crescentes nas próximas décadas.

Em termos internacionais ainda existem dificuldades militares como no Oriente Médio, notadamente na Síria e da Rússia com Ucrânia, além de outros pequenos conflitos, sendo de grande interesse mundial a diminuição de outras tensões, notadamente entre potências atômicas.

Apesar destes contatos serem somente iniciais, o fato concreto é a existência de demonstrações de disposições positivas que devem receber o respaldo de todos para contribuir com o aumento da paz mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: