Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento da Oferta de Produtos Orgânicos em São Paulo

24 de janeiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002 Diversas entidades estão recomendando aos consumidores brasileiros a elevarem o consumo de produtos orgânicos diante do exagero de uso de produtos químicos no Brasil na produção de alimentos.

Muitas entidades estão informando sobre os locais onde podem ser encontrados produtos orgânicos confiáveis

Uma matéria elaborada por Maria Eduarda Chagas e publicada no site do Estadão informa que o INCA – Instituto Nacional do Câncer está recomendando a redução de agrotóxicos na produção de alimentos no Brasil, bem como o consumo de produtos orgânicos.

Segundo o artigo, em 2009 o Brasil tornou-se o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, tendo chegado a 234.983,8 toneladas, o que mostra o exagero que está se praticando na produção de alimentos no Brasil. Poucos sabem, mas entre os produtos que utilizam mais defensivos está a banana produzida no país, cujos produtos são lançados por aviões agrícolas. Os solos ficam tão contaminados que as botinas utilizadas pelos trabalhadores rurais são consumidas em pouco tempo. Existem poucas bananas orgânicas produzidas em pequenas escalas em sítios que também produzem outros produtos.

No Parque da Água Branca, na Capital paulista, existe uma tradicional feira onde se reúnem pequenos produtores que produzem estes alimentos sem agrotóxicos, supervisionados por organizações confiáveis, pois há necessidade de fiscalizações para constatar se os cuidados indispensáveis estão sendo tomados.

Também existe na Vila Madalena uma ONG que trabalha de forma voluntária, arcando com os custos de transportes como comercializações de pequenos produtores espalhados pelo país. Muitas redes de supermercados estão oferecendo estes produtos, mas não existem garantias que os mesmos estão sendo adequadamente controlados, além de implicarem em custos mais elevados, pois estas produções são efetuadas em pequenas escalas.

As publicações especializadas em saúde estão disseminando muitas informações a respeito destes produtos que continuam com suas demandas elevadas, tanto no Brasil como no exterior. Existem fortes indícios que aumentos de determinados tipos de câncer podem decorrer do uso de agrotóxicos como conservantes químicos para produtos industrializados.

É indispensável que as crianças adquiram o hábito de consumirem produtos sem agrotóxicos, pois estes produtos acabam provocando problemas com os seus acúmulos nos organismos humanos pela sua ingestão contínua ao longo dos anos. São cuidados mínimos preventivos que podem resultar em contribuições importantes para a saúde.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: