Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desenvolvimento Integrado do Meio Rural Chinês

28 de janeiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002A China que vem conseguindo uma boa performance do seu setor rural empenha-se agora na elevação da renda dos agricultores, acoplando-a com a agroindústria e os serviços indispensáveis.

Foto publicado no China Daily sobre o aumento da renda dos agricultores, associando-o com a agroindústria e os serviços

Se o meio rural brasileiro vem sustentando a economia brasileira, há que se admitir que a China venha conseguindo resultados admiráveis, pois, mesmo com o aumento espantoso da renda de sua população, o seu setor rural vem conseguindo abastecê-la, sem ampliar substancialmente a sua importação.

Agora, o jornal oficial da China, o China Daily, que é a versão inglesa do Xinhua, anuncia a existência de um programa para elevar a renda dos agricultores, associando-a com a agroindústria e os serviços indispensáveis.

Para a inovação tecnológica do setor rural, o jornal entende que é indispensável a melhoria da logística bem como a do e-commerce, mostrando a necessidade de evolução da comunicação eletrônica. Também pretendem estimular o turismo agrícola, escolhendo alguns projetos do setor rural.

Pretende que os agricultores sejam acionistas de atividades agroindustriais, de vendas e mecanismos de distribuição. Reconhece que a renda disponível dos agricultores vem crescendo 8,9 nos últimos anos, tendo chegado a 11,2% em 2014.

A China procura um desenvolvimento sustentável da agricultura, mostrando que também está preocupada com a preservação do meio ambiente. Deseja manter o nível de 120 milhões de hectares de plantação. Visa a reciclagem de materiais bem como o estabelecimento de padrões para os defensivos e produtos veterinários.

É preciso reconhecer que os chineses estão pensando de forma avançada com relação ao desenvolvimento rural, o que deve alertar os brasileiros a continuarem com seus empenhos para se manter competitivos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: