Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Farinhas de Muitos Tipos Além das de Trigo

14 de janeiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002O suplemento Paladar do Estadão traz uma reportagem sobre os diversos tipos de farinhas, além do trigo utilizado, segundo artigo de Ana Maria Boni, para variados usos na cozinha.

Parte da capa do Paladar do Estadão

Ela indica receitas sofisticadas de chefs como Neka Menna, Mara Salles, Ana Soares e Lu Bunometti, mas outras mais simples são tradicionalmente utilizadas no Brasil. Há um destaque para a farinha de milho ou fubá, além da mandioca que chegou a substituir a de trigo que não estava disponível durante a Segunda Guerra Mundial.

Em muitas partes do Brasil, notadamente no interior e no Nordeste, estas farinhas são muito utilizadas em produtos que são bastantes apreciados, pois o de trigo continua sendo importado numa elevada proporção, sendo afetado pela desvalorização cambial.

Os que tiveram o privilégio de conhecer o Brasil em suas diversas regiões são testemunhas que muitos destes produtos são excepcionais, e começam a invadir também centros metropolitanos como São Paulo. É impressionante como a tapioca, originária da mandioca, é apreciada, tanto nas formas salgadas como doces, sendo servida até em algumas festas. O bolo de milho bem preparado faz inveja a muitos de origem europeia e são mais baratos do que os de trigo de boa qualidade.

clip_image003

Tapioca doce, mas por ser versátil, pode conter ingredientes salgados

Neste período de crise econômica pela qual passa o Brasil e muitos países no mundo, todas estas alternativas precisam ser consideradas, até porque são ricas nos elementos necessários à saúde humana, não apresentando inconvenientes de agrotóxicos na maioria dos casos.

A mandioca é um produto tradicional e a herdamos das tradições indígenas e a consumimos nas mais variadas formas. O milho conhecido em todo o mundo parece ser de origem mexicana e também sua produção se destaca no Brasil, sendo utilizado tanto para a alimentação humana como rações para diversos animais, havendo variados tipos deles.

clip_image005

Existem variados tipos de pão de queijo preparados com a fécula da mandioca

Estes produtos estão sendo consumidos no mundo, em maior ou menor escala, não sendo mais privilégio do Brasil. O pão de queijo muito apreciado em diversos países é feito com polvilho, que é originário da mandioca, e queijo, apresentando muitas variações que são de preferência dos seus consumidores.

Parece ser necessário que o Brasil organize de forma adequada a exportação destes variados tipos de farinha, pois outros países também estão colocando seus produtos nos países consumidores, sendo que os brasileiros só ficam com a fama, sem um adequado aproveitamento comercial destas iguarias todas.


2 Comentários para “Farinhas de Muitos Tipos Além das de Trigo”

  1. Daniel Girald
    1  escreveu às 22:41 em 29 de outubro de 2016:

    É muito importante considerar alternativas para reduzir a dependência pelo trigo importado e, por mais que a fécula de batata tenha uma versatilidade comprovada até em receitas mais tradicionais como macarrão e pizza, a adaptabilidade da mandioca às diferentes condições ambientais brasileiras faz com que seja uma opção promissora. E ainda tem a vantagem das folhas poderem ser usadas para a elaboração de feno após o ácido cianídrico ser evaporado (o famoso “feno de maniçoba” seco ao sol e já usado em algumas localidades do semi-árido nordestino).

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:51 em 30 de outubro de 2016:

    Caro Daniel Girald,

    Obrigado pelo seu comentário e informações adicionais.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: