Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nevasca Paralisa o Leste Norte-Americano

24 de janeiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Um inverno do final de 2015 ao começo de 2016, que aparentava suave nos Estados Unidos, provoca agora uma terrível nevasca na região leste do país, com o frio vindo como normalmente do Canadá, paralisando praticamente aquela importante região do país. As dificuldades que já provocaram muitas mortes são mais terríveis quando acompanhados de fortes variações como neste ano. (Fotos expressivas como esta da AP publicada no Financial Times).

Muitos voos do Brasil para aquela parte dos Estados Unidos também foram cancelados, as estradas apresentam problemas de tráfego e a população correu para os fornecedores de alimentos para formarem o mínimo de estoque para este período difícil. O ano vem se mostrando com extremos climáticos e está ocorrendo em diversas regiões do Hemisfério Norte, inclusive na Europa e no Japão.

O período do Natal e do Ano Novo tinha sido ameno nos Estados Unidos, mas agora o inverno parece ter chegado com toda a sua força, quando parte da população achava que não teriam nevascas importantes. Todas as atividades estão suspensas na região, com autoridades locais declarando estados de emergência. É evidente que algumas crianças e mesmo adultos ainda se divertem com as neves com as quais estavam acostumados e sentiam a sua carência.

Na Europa, alguns eventos esportivos de inverno precisavam utilizar pistas artificiais com transporte de neves no final do ano passado, mas agora espera-se que estas dificuldades estejam ultrapassadas, até com exageros. Ainda que a relação destas irregularidades com o aquecimento global ou problemas como El Niño ainda sejam prematuras, deve levar as populações a encararem com maior seriedade os problemas como os que foram apontados em Paris, na reunião de todos os países sobre os problemas climáticos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: