Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias Alvissareiras Sobre a Política no Brasil

16 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002O Brasil já teve períodos políticos em que partidos situacionistas e oposicionistas mantinham contatos frequentes, pois só se faz política pensando no país quando correntes de pensamentos diferentes trocam informações sobre os caminhos que podem ser comuns.

Arthur Virgílio Neto, um tradicional líder político do PSDB

Por um período exageradamente longo, líderes situacionistas e oposicionistas brasileiros não revelavam a disposição de diálogo, para examinar as reformas indispensáveis para o país, que pudessem contar com o apoio de muitos, independentemente de representarem os que estivessem no momento no poder ou na oposição. Muitos assuntos afetam o Brasil num prazo mais longo e precisam ser equacionados, encontrando-se pontos comuns que certamente existem, pois todos pensam no futuro do país.

Um artigo publicado pelo jornalista Raymundo Costa foi publicado no jornal Valor Econômico informando que alguns líderes do PSDB, principal partido oposicionista atual revelam a disposição de conversar com a presidente Dilma Rousseff sobre as reformas da Previdência Social, da Administração, Tributária e Trabalhistas, que afetam o país.

Os primeiros contatos teriam sido feitos pelo atual prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto, e o ministro da Educação Aloizio Mercadante, mas os oposicionistas gostariam de saber quais as propostas do governo sobre estes itens. Tanto dentro do governo como no PSDB existem diversas correntes com opiniões diferentes e haveria necessidade de se encontrar pontos em comuns que pudessem contar com o apoio de todos. Estas questões não são partidárias, mas afetam tanto o governo federal, estaduais como municipais, acabando por interessar os que aspiram se tornar governo nas próximas eleições.

O obstáculo atual reside no PT, que é a base de suporte do governo e apresenta resistências às mudanças, sendo que o PMDB também tem a sua importância nacional. Não parecem assuntos polêmicos, havendo uma grande margem para entendimentos, pois todos estão convencidos da necessidade de reformas substanciais para tornar a economia brasileira viável.

A exagerada radicalização que prevaleceu nos últimos anos reduziram os antigos hábitos de troca de ideias entre as importantes correntes políticas que já existiam desde o término da Segunda Guerra Mundial, ainda que as disputas políticas fossem acirradas. Sempre existem líderes que possuem uma consciência clara do que é possível, e uma massa de políticos capazes de apoiar os projetos, independentemente dos partidos a que pertence.

Ainda que os projetos de reformas sejam genéricos, é na prática que vão se definindo os detalhes indispensáveis, examinando-se as conveniências dos Estados e dos Municípios. Acende-se no final do túnel uma luz que dá esperanças para quem pensa no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: