Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Volta às Técnicas de Vendas no Japão

9 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Com o desaquecimento das vendas em todo o mundo, as técnicas de vendas voltam a ser importantes, e uma competição foi organizada pelo Japan Council of Shopping Centers para mostrar como uma equipe pode desenvolver a empatia com os clientes.

Foto no The Japan Times sobre a competição sobre as técnicas de venda

A competição colocava os vendedores frente aos consumidores para convencê-los a comprar determinado produto com uma interação elegante e agradável. Os que conseguiram melhores resultados afirmaram que começar o contato com um sorriso provoca um efeito mágico.

Na competição, participaram 1.013 candidatos, de onde foram selecionados 24 finalistas que tinham oito minutos para mostrar suas qualificações, e estavam divididos em duas categorias, alimentos e restaurantes, e vestuários. Recebeu o grande prêmio Atsushi Takehara, 39 anos, que vendeu um agasalho para ser utilizado ao ar livre, de marca The North Face.

Ele afirmou que se tratava de oferecer ao cliente uma experiência divertida com um sorriso. Ele aprendeu de seu avô que a linguagem universal era o sorriso de forma que os clientes se sintam felizes. Ele começou a conversa com uma cliente conseguindo saber que ela usava bicicleta para ir ao trabalho. Ele ofereceu cautelosamente uma jaqueta compacta à prova de água, afirmando também utilizá-la e que era fácil de lavar.

Outros concorrentes receberam tarefas como atender a um casal à procura de uma sobremesa para uma família que cuidaria de seus filhos, uma jovem procurando um presente para uma irmã e trabalhadores de uma companhia na procura de cafés em grãos para suas colegas.

No passado, estes atendimentos eram feitos seguindo as instruções de um manual de vendas, e agora se espera que os vendedores se sentissem atendendo um cliente com senso de hospitalidade e conhecimento dos produtos à venda, com uma visão do futuro. Os vendedores estão treinados para assistirem aos clientes a usufruírem de uma experiência nova que os produtos podem oferecer.

Com vistas aos Jogos Olímpicos de 2020, os balconistas devem melhorar seus serviços para atender clientes estrangeiros, inclusive com o domínio de outros idiomas.

Quem possui experiência de compras no Japão, notadamente nas grandes lojas, sabem que os vendedores estão altamente qualificados para atender às aspirações dos clientes, sendo muito atenciosos, como não se encontram em outros países.



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