Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Capacidade de Ficar Indignado

28 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Um artigo de Anthony Capaccio foi publicado no site da Bloomberg, informando que a última estimativa de gastos com o jato F-35 da Lockheed Martin chegou a US$ 1,12 trilhão, cifra difícil de ser corretamente avaliado.

F 35 Lockheed Martin, o caça utilizado pela Air Force, Navy e Marine Corps dos Estados Unidos

Os que acompanham os assuntos do complexo militar industrial dos Estados Unidos sabem que o fornecimento de armamentos para as forças militares dos Estados Unidos, pela sua natureza estratégica, não está sujeito às concorrências. Alguns poucos grupos são fornecedores destes avançados equipamentos militares de tecnologia de ponta, não ficando transparentes como estes astronômicos recursos são aplicados, e quando a Lockheed Martin é beneficiada, outras empresas também são contempladas. É evidente que US$ 1,12 é uma cifra difícil de ser imaginada e envolvem todos os gastos de um longo período em que o F 35 vem e continua sendo empregado pelos Estados Unidos.

Certamente, esta cifra poderia resolver muitos graves problemas do mundo, como de saúde, alimentação e assistência social de multidões que vivem toda sorte de dificuldades. São frequentes as desconfianças que muitas questões duvidosas do ponto de vista político envolvem estes recursos, estimulando ações similares em todo o mundo, pois é praticado pelo país líder do mundo.

A informação foi fornecida pelo tenente-general Chris Bogdan, o gerente do programa do F 35, que vai ser estendido até 2070 envolvendo mais 1,6 milhão de horas a mais de voo destes armamentos. Todos sabem que estas prorrogações são manobras envolvendo problemas difíceis de serem corretamente avaliados sobre as ações dos fornecedores. Os dados foram divulgados pelo Pentágono na última semana e sempre se alega que a economia de centavos gerará benefícios de milhões de dólares até 2070.

Perdemos a capacidade de ficar indignados com estas medidas e estas cifras, mesmo sabendo que isto vai afetar o mundo. Estas mudanças estão sendo atribuídas às rachaduras de gravidade variável em testes em terra, depois de tanto tempo de emprego destes armamentos.

As informações são difíceis de serem avaliadas, mas referem-se às novas aquisições que milhares destes caças, com economias nos componentes de substituições, compras em blocos, a partir do orçamento de 2019, autorizado pelo Congresso norte-americano. Novos conceitos para treinamento no uso destes caças estão sendo introduzidos. Economias estariam sendo feitas, só que as verbas gerais acabam aumentando. Os programas do Pentágono estão aumentando as quantidades de mísseis, submarinos e jatos.

Estes indícios mostram que a corrida armamentista continua aumentando em muitos países alegando-se tensões provocadas pela China, pela Rússia e instabilidades que estão se observando em muitas partes do mundo. Não parece claro que o aumento de armamentos possa superar os entendimentos diplomáticos indispensáveis para a convivência pacifica em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: