Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Complexa Situação Que Exige Cautela de Todos

6 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002As análises políticas mais sensatas divulgadas pela imprensa estão indicando os riscos a que está sujeito o Brasil diante das tendências de radicalização entre os que se posicionam contra os petistas e os entendem que existem abusos dos promotores e até do Judiciário, com alterações nas interpretações da legislação e divulgações selecionadas de assuntos que ainda deveriam estar em sigilo. (Lula da Silva depois do depoimento a que foi submetido de forma coercitiva).

Ainda que existam abundantes indícios sobre irregularidades cometidas por autoridades atuais e do passado, as provas sobre as ligações entre recursos desviados de entidades oficiais com suspeitos de terem sido beneficiados ainda não parecem tão claras, exigindo-se as chamadas delações premiadas, onde são admitidas as culpas, visando a redução das penas a que estão sujeitos os que cometeram crimes. Prisões preventivas estão sendo autorizadas, por longos períodos diante das suspeitas, por autoridades do Judiciário, acabando por dar à opinião pública que se procura provocar novas delações premiadas com coações psicológicas, diante da falta de provas concretas.

Para os leigos, o que está explícito na Constituição de 1988 foi alterado na sua interpretação pelo Supremo Tribunal Federal, o que mereceria um aperfeiçoamento legislativo, pois ela é a garantia que os cidadãos contam contra abusos das autoridades. Hoje, interpreta-se que a culpa pode ser admitida na segunda instância, ainda que não estejam esgotadas as formas para se chegar ao que se chama transitar em julgado, não cabendo mais apelações. Alega-se que seriam formas de evitar as protelações, mas que acabam dando margens para os linchamentos, ou julgamentos baseados nas emoções coletivas.

As manifestações populares são sempre decorrentes das emoções, sem que todos os aspectos sejam examinados. Os partidários antecipados de uma determinada posição procuram conseguir novas adesões para suas causas, mesmo que existam imperfeições nos processos de apuração da verdade, da qual se deveria se aproximar. Sempre existem elementos extremados que estão mais interessados em gerar confusões, o que precisa ser evitado pelos que são mais sensatos, para não gerar um cadáver que alguns procuram. Não será um processo fácil, pois o ambiente está carregado de elementos explosivos, mas que não propiciam benefícios para o Brasil a longo prazo.

Parece conveniente que os interesses nacionais sejam os objetivos mais importantes, independendo das correntes políticas. São nas crises que se revelam os grandes estadistas e não seria utópico que as oportunidades estão se apresentando, pois ficar como está só pode prejudicar todos os brasileiros. Há que se conciliar o interesse da maioria, de forma democrática, não sendo seduzido por soluções que parecem mágicas. A redução da corrupção tem que ser decorrente de um longo processo de aperfeiçoamento, no mínimo. Nas sociedades humanas não existe um passe de mágica, mesmo que sempre apareçam os crentes acreditando estarem investidos de missões quase religiosas.


2 Comentários para “Complexa Situação Que Exige Cautela de Todos”

  1. Mauricio
    1  escreveu às 23:41 em 8 de março de 2016:

    Infelizmente muitos querem a situação do quanto pior melhor
    E a pergunta fica que conseguira governar em meio ao caos

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:12 em 11 de março de 2016:

    Caro Mauricio,

    Apesar desta impressão de caos, acredito que a maioria dos brasileiros é sensata e acabará prevalecendo algumas forma de convivência civilizada.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: