Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Hitachi com a Honda Desenvolveram um Detector de Álcool

29 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002O Japão é dos países mais rigorosos para a punição de motoristas que ingerem álcool e dirigem, e as empresas Hitachi e Honda desenvolveram um sistema rápido e preciso para a sua detecção, integrado com as chaves para abertura do carro e sua ignição.

Ilustrações constantes do artigo publicado no Japan Today

Motoristas embriagados provocam acidentes em todo o mundo, chegando a sacrificar vidas. No Japão, já havia uma pesada punição pecuniária tanto para os motoristas como passageiros que permitiam a direção de veículos por pessoas alcoolizadas. Agora, de forma preventiva, a Hitachi e a Honda desenvolveram em conjunto um dispositivo preciso que, em 3 segundos, identifica a ingestão do álcool e impede a utilização da chave para abertura e ignição do carro, ainda na forma de protótipos. O que se identifica é o álcool contido na respiração, mesmo em quantidade pequena, não sendo confundido com o que está no ambiente.

Algo semelhante também está sendo utilizado nos Estados Unidos, pois o combate aos motoristas embriagados é um problema generalizado, sacrificando muitas vidas no trânsito não só no Brasil.

Muitos aparelhos já existentes permitem a detecção quando os motoristas já estão nos seus assentos e tentados a burlar a legislação. Quando são impedidos de entrar nos veículos, este risco não existe.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: